Veículo atropela várias pessoas no centro de Barcelona

por RTP
EPA / Quique Garcia

Um veículo atropelou várias pessoas nas La Ramblas, em Barcelona e terá provocado pelo menos dois mortos, avança a agência France Presse. A zona está vedada pela polícia e os estabelecimentos comerciais foram evacuados. A polícia está a tratar a situação como um atentado terrorista. Uma fonte policial confirmou que existe um suspeito barricado num bar.

A carrinha terá atropelado várias pessoas. Uma dezena de equipas dos serviços de emergências estão no terreno a acorrer a muitos feridos que estão estendidos no solo.

De acordo com a agência France Presse, a polícia anunciou por megafone que “um ataque terrorista” estava “confirmado”. Na altura a polícia estava a evacuar a Praça da Catalunha. A polícia catalã confirmou que está a tratar a situação como um atentado terrorista. 

A polícia fala de um "atropleamento massivo" com vários feridos. O jornal El Pais refere que há pelo menos um morto e vinte feridos.

Fontes policiais revelaram que se tratou de uma carrinha branca que entrou na via, atropelou as pessoas que estavam no local e depois terá abandonado o veículo a pé, relata o El Pais. A polícia colocou no terreno um dispositivo para tentar prender o agressor.



A via está cortada, bem como as ruas adjacentes, entre elas, a Praça da Catalunha.

A polícia local está a pedir que as pessoas evitem a zona das Ramblas para não interferirem com os veículos de emergência que acorrem ao local.


Os serviços de emergência da Catalunha pediram que as estações de metro e de comboio fossem encerradas na zona onde aconteceu este atropelamento.
Rajoy acompanha a situação
O primeiro-ministro espanhol veio entretanto dizer estar a acompanhar a situação e em contacto permanente com as autoridades. Mariano Rajoy diz que a prioridade agora é a de acorrer aos feridos.


A polícia nacional veio entretanto pedir que não sejam partilhadas imagens e fotos, por respeito às vítimas e seus familiares.


Fonte policial confirmou à France Presse que um suspeito encontra-se barricado num bar.
PUB