Veículo afundou-se num pântano. Encontrado morto o quarto soldado dos EUA desaparecido na Lituânia

por RTP
Foto: Forças Armadas da Lituânia via Reuters

O último dos quatro soldados do Exército norte-americano que desapareceram na Lituânia na semana passada foi encontrado morto, avançaram esta terça-feira as autoridades de ambos os países. O desaparecimento ocorreu quando o veículo blindado em que seguiam se afundou num pântano.

"É com profunda tristeza que anunciamos que o corpo do quarto soldado americano, que estava a treinar na Lituânia, foi encontrado", escreveu o presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, na rede social X.

"A Lituânia tem estado a rezar pelos quatro soldados desaparecidos e agora estamos com todo o nosso coração do lado das suas famílias. Estamos profundamente gratos a todos os que dedicaram esforços imensos em condições tão difíceis para encontrar o único soldado ainda desaparecido", acrescentou.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, também confirmou a quarta morte, dizendo aos jornalistas num encontro com a imprensa na Casa Branca que o presidente dos EUA, Donald Trump, e a sua Administração estavam a rezar por todas as vítimas e pelas suas famílias.

Os outros três soldados foram encontrados mortos na segunda-feira, depois de os socorristas terem recuperado o veículo blindado que se afundou num pântano numa área de treino militar perto da fronteira com a Bielorrússia.

"Três soldados do Exército dos Estados Unidos afetos à 1.ª Brigada Blindada, da 3.ª Divisão de Infantaria, foram encontrados mortos na Lituânia", indicou ontem o serviço de imprensa do Exército norte-americano para a Europa e África.

Os quatro militares norte-americanos estavam destacados na Lituânia há dois meses e participavam em manobras militares num campo de treino em Pabrade, onde as unidades dos Estados Unidos se encontram, de forma rotativa, desde 2019.

c/ agências
Tópicos
PUB