O Inverno Austral está a provocar uma vaga de frio polar na maior parte do território argentino, onde as temperaturas chegaram a atingir os 22 graus negativos, provocando a morte de dois sem-abrigo.
As baixas temperaturas também se fizeram sentir na Bolívia, onde a neve está a bloquear estradas e aeroportos.
Na Argentina, o corpo de um homem de cerca de 60 anos foi descoberto sem vida em frente à entrada de um prédio em Rosário, a 300 quilómetros de Buenos Aires, vítima das baixas temperaturas, segundo fonte policial.
O corpo de um outro sem-abrigo, que também sucumbiu ao frio, foi hoje encontrado numa rua da capital argentina, onde se tinha abrigado debaixo de caixas de cartão, declarou um porta-voz da polícia.
Uma tempestade de neve, de uma violência que não ocorria há 30 anos, atingiu Mendoza, uma cidade situada no sopé da Cordilheira dos Andes a 1.099 quilómetros a Oeste de Buenos Aires, informou o Serviço de Meteorologia Nacional.
As grandes quedas de neve e a força do vento, que sopra a 140 km/h, provocaram hoje o encerramento do Túnel do Cristo Redentor, que liga a Argentina ao Chile, onde ficaram bloqueados cerca de três mil camiões, informou a agência nacional de segurança rodoviária.
A neve está também a cobrir a região do Nordeste, em particular a cidade de La Rioja, onde tal fenómeno não se dava desde Setembro de 1976.
Na Bolívia, as quedas de neve, de uma rara intensidade, iniciaram-se na noite de domingo e bloquearam as principais vias de trânsito e os principais aeroportos do país, em particular o aeroporto internacional de El Alto, que serve a capital La Paz, que está encerrado não havendo ainda data de reabertura prevista.