Cory Allan Martin, de 26 anos, oriundo de Drapar, no mesmo Estado, explicou aos agentes que viu a aranha quando estava numa caminhada nas colinas a sul de Salt Lake City. Não revelou porque quis queimar o inseto.
Depois de o deter, a polícia revelou num tweet ter encontrado marijuana na mochila de Martin, entre outra parafernália ligada a estupefacientes. O xerife-adjunto do condado de Utah, o sargento Spencer Cannon, disse não terem sido encontrados indícios de que o incêndio foi provocado propositadamente.
Considerou contudo as ações do suspeito como irresponsáveis e intrigantes. “O que o levou a parar e reparar numa aranha e decidir tentar queimá-la, não fazemos ideia”, afirmou. “Pode nem haver uma razão. Ele próprio pode nem saber porquê”, acrescentou.
Martin foi detido segunda-feira e ficou preso sob fiança de quase dois mil dólares.
O incêndio alastrou rapidamente montanha acima e queimou cerca de um quilómetro quadrado, sem danificar quaisquer habitações.
Uma grande parte do Utah está sob seca severa e estados vizinhos, como Califórnia, têm registado incêndios florestais nas últimas semanas.
Imagens satélite revelaram que o grande Lago Salgado do Utah está a secar, tendo perdido cerca de metade do seu tamanho.