Ursula von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia

por RTP
Reuters

Os eurodeputados reunidos em Estrasburgo votaram e Ursula von der Leyen conseguiu 401 votos. Eram necessários 361 votos para ser eleita.

Em conferência de imprensa, a presidente da Comissão Europeia fez questão de agradecer ao Parlamento Europeu o "resultado muito melhor" do que na eleição de 2019. "Não posso começar sem expressar o quanto estou grata pela confiança da maioria do Parlamento Europeu, com 401 votos a favor. Lembram-se da última vez, em que houve oito votos acima da maioria necessária, mas desta vez o resultado foi muito melhor".

De acordo com Ursula von der Leyen, este resultado "envia uma forte mensagem de confiança", agora o momento é para escolher a nova "equipa de comissários para os próximos cinco anos". Nas próximas semanas os líderes da UE vão receber de von der Leyen um pedido: proponham os nomes de um homem e de uma mulher como candidatos, tal como em 2019, "sendo que a única exceção, tal como da última vez, é quando há um comissário em exercício nesse Estado". A escolha da equipa de comissários vai começar em meados de agosto com as entrevistas aos candidatos.

Nestas declarações aos jornalistas, após a reeleição, a presidente da Comissão Europeia sublinha a meta da União Europeia para em 2035 acabar com as emissões de CO2. Ursula von der Leyen,acrescenta que a UE vai fazer uma alteração específica no que diz respeito à política automóvel para permitir combustíveis verdes.
A reeleição de von der Leyen acontece depois de António Costa estar nomeado para o Conselho Europeu e Kaja Kallas à frente da diplomacia europeia.

A recondução no cargo já foi saudada por António Costa, nas redes sociais. O presidente eleito do Conselho Europeu considera que a votação expressiva "é uma boa notícia" para a União Europeia (UE).

"Muitos parabéns a Ursula von der Leyen pela sua reeleição no Parlamento Europeu, com base numa maioria muito abrangente. É uma boa notícia para a Europa e para os europeus", escreveu António Costa na rede social X (antigo Twitter).


A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola também já deu os parabéns "pela sua merecida reeleição". Uma reeleição para dirigir a Comissão Europeia que, sublinha Metsola, "é (um) testemunho da sua forte liderança e valores inabaláveis ​​em tempos difíceis. A Europa permanece forte e está pronta."


PUB