Os eurodeputados reunidos em Estrasburgo votaram e Ursula von der Leyen conseguiu 401 votos. Eram necessários 361 votos para ser eleita.
De acordo com Ursula von der Leyen, este resultado "envia uma forte mensagem de confiança", agora o momento é para escolher a nova "equipa de comissários para os próximos cinco anos". Nas próximas semanas os líderes da UE vão receber de von der Leyen um pedido: proponham os nomes de um homem e de uma mulher como candidatos, tal como em 2019, "sendo que a única exceção, tal como da última vez, é quando há um comissário em exercício nesse Estado". A escolha da equipa de comissários vai começar em meados de agosto com as entrevistas aos candidatos.
"Muitos parabéns a Ursula von der Leyen pela sua reeleição no Parlamento Europeu, com base numa maioria muito abrangente. É uma boa notícia para a Europa e para os europeus", escreveu António Costa na rede social X (antigo Twitter).
Toutes mes félicitations à @vonderleyen pour sa réélection au @Europarl_EN, basée sur une majorité très large.
— António Costa (@antoniolscosta) July 18, 2024
C'est une bonne nouvelle pour l'#Europe et les Européens.
Ce sera un plaisir de travailler ensemble en équipe pour l'Europe. pic.twitter.com/JXvPDHQWel
Congratulations Ursula @vonderleyen on your well deserved re-election as President of the @EU_Commission by the @Europarl_EN!
— Roberta Metsola (@EP_President) July 18, 2024
It is testament to your strong leadership and unwavering values in testing times.
Europe stands strong and stands ready. #Together 🇪🇺 pic.twitter.com/FHAtYlfvh4