Autárquicas
Confira aqui os resultados eleitorais no seu concelho

Ursos polares invadem cidade russa no Ártico

por RTP

As imagens de ursos polares expulsos do seu habitat natural em resultado das alterações climáticas têm agora o seu reverso: ao serem expulsos, procuram outros lugares, e por vezes os que são habitados por seres humanos. Neste caso, a cidade de Belushya Guba, que teve de declarar o estado de emergência.

A cidade, situada no arquipélago de Novaya Zemlya, no Ártico russo, viu-se invadida por meia centena de ursos que, segundo a televisão Russia Today, procuravam comida e importunavam os moradores.

Ontem, sábado, decidiu-se decretar o estado de emergência, segundo o vice-presidente da administração local, Aleksandr Minayev, porque, apesar de se dizer que os ursos polares não costumam atacar os seres humanos, "as pessoas estão com medo, têm receio de sair à rua, têm a sua vida quotidiana em polvorosa, os pais não querem deixar os filhos ir para as escolas e para as creches".

A cidade de Belushya Guba é a mais afectada pela invasão de ursos que, no entanto, também se faz sentir noutras localidades vizinhas. Vários videos mostram os animais, em bando, a deambularem pelas ruas e a procurarem resíduos comestíveis. Aparentemente, há pelo menos cinco ursos do grupo que já decidiram instalar-se na cidade, como local de residência permanente.

Já no ano passado a migração de ursos fora notada no arquipélago, mas nunca no centro de alguma cidade. Não há antecedentes de uma invasão em escala semelhante.

A administração da cidade mandou colocar vedações e tentou assustar os ursos com o movimento de veículos e o disparo de tiros de aviso - até agora sem êxito. Também se decidiu dar caça aos ursos, mas aí existe legislação que os classifica como espécie ameaçada e, portanto, a proteger.

Em alternativa, a autoridade nacional de protecção da natureza enviou uma equipa para o local, com o propósito de ver como se pode erradicar a praga sem demasiado derramamento de sangue.
PUB