Universidade sul-coreana quer acolher 500 alunos timorenses por ano

por Lusa
Seul quer cooperar com Timor-Leste na área da educação Kim Hong-Jl - Reuters

 A Universidade de Sehan, na Coreia do Sul, quer acolher 500 estudantes timorenses por ano, no âmbito de um programa que inclui formação, estágio profissional, emprego e, eventualmente, até vistos para familiares.

Esse número poderá aumentar logo no segundo ano para até mil estudantes de Timor-Leste, como explicou o presidente da instituição, Lee Gyeong-sue, ao presidente da República timorense, José Ramos-Horta, num encontro em Seul.

"O grande desenvolvimento económico da Coreia do Sul deve-se à nossa maior riqueza, os recursos humanos. Por isso investimos tanto na educação. E queremos ajudar Timor-Leste nesta área", disse Lee Gyeong-sue.

"Desenvolvimento económico baseado no desenvolvimento dos recursos humanos, no bom uso dos recursos humanos. A educação tem representado um grande contributo para a Coreia do Sul", vincou.

A proposta agora apresentada ao chefe de Estado timorense, que se comprometeu a transmitir ao novo governo do país, passa pela seleção de estudantes em Timor-Leste para que possam estudar em qualquer das faculdades da Sehan.

"Durante a formação, os alunos terão acesso a empregos a tempo parcial. Durante os primeiros dois anos, o grande foco será na aprendizagem da língua e depois na formação mais intensiva na área escolhida", notou o responsável da universidade.

"O programa prevê estágios profissionais e depois colocação em empresas coreanas, com um sistema de vistos acelerado que pode até permitir que tragam as suas famílias para viver na Coreia do Sul", notou.

Trata-se, explicou, de oferecer oportunidades adicionais para jovens timorenses além do atualmente existente programa de trabalhadores sazonais, normalmente não qualificados, para que possam ficar a trabalhar na Coreia do Sul ou, se preferirem, regressar a Timor-Leste.

José Ramos-Horta saudou a proposta, que considerou particularmente positiva por combinar educação, formação e emprego, indo de encontro às aspirações estratégicas de Timor-Leste.

Localizada na região de Yeongam e criada em 1994, a Universidade de Sehan é a sucessora do antigo Colégio Industrial de Daebul.

 

Tópicos
PUB