A União Europeia (UE) e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) realizam em Bruxelas a primeira cimeira conjunta para abordar os conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia, mas também para melhorar as parcerias comerciais.
A cimeira foi organizada com o propósito de “desenvolver uma parceria mais próxima” com os países que compõem o CCG (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein, Qatar e Kuwait), que são classificados como “parceiros geoestratégicos” em “circunstâncias geopolíticas desafiantes”, de acordo com um comunicado divulgado nas vésperas do encontro.
Sobre a atual situação no Médio Oriente em particular, cenário de um conflito com várias frentes e vários intervenientes (Israel, Hamas, Hezbollah, Irão), os países do CCG têm uma esfera de influência maior do que a UE na conturbada região.
Fonte europeia considerou que vai ser possível encontrar uma declaração conjunta dos dois blocos político-económicos sobre o conflito naquela região, uma vez que “todos querem um cessar-fogo”.