Lisboa, 22 Mar (Lusa) - O consumo de uma chávena de café equivale a um gasto de 140 litros de água, gasta no cultivo, produção e empacotamento dos grãos, de acordo com o vencedor do `Prémio Estocolmo da Água 2008`.
O professor universitário britânico John Anthony Allan desenvolveu uma teoria denominada "água virtual", que mede a quantidade deste líquido que é gasta na produção de alimentos.
Segundo os seus cálculos, uma chávena de café equivale a 140 litros, o que corresponde, aproximadamente, à quantidade de água que uma pessoa gasta diariamente.
Já para a produção de um pedaço de meio quilo de queijo são necessários 2.500 litros de água, enquanto um quilo de carne de vaca, até chegar ao consumidor, exige o dispêndio de mais de 10 mil litros. Feitas as contas, o professor laureado afirma que cada pessoa gasta diariamente entre dois mil e cinco mil litros de "água virtual".
A teoria desenvolvida por Allan valeu-lhe a distinção com o Prémio Estocolmo, tendo causado um grande impacto nas políticas de gestão de água, de acordo com o diário espanhol `El Mundo`.
O júri do prémio salientou que este estudo pode ter importantes implicações na equilíbrio dos recursos aquíferos mundiais, contribuindo para diminuir a escassez de água em algumas regiões, através de um uso mais eficaz e com menos desperdícios.
JPB.
Lusa/Fim