Os chefes da diplomacia dos 27 da União Europeia (UE) reúnem-se no Luxemburgo, esta segunda-feira, com o conflito na Ucrânia como principal tópico de agenda, num dia também marcado pelo primeiro diálogo a alto nível com as autoridades palestinianas.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, participa na reunião, que é presidida pela alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas.
O conflito com mais de três anos entre a Ucrânia e a Rússia vai ser o principal tópico da discussão entre os governantes, que irão escutar o homólogo ucraniano, Andrii Sybiha, por videoconferência, sobre os últimos desenvolvimentos no terreno e as perspetivas de negociação com Moscovo, impulsionadas pela administração norte-americana agora liderada pelo republicano Donald Trump.
A situação geopolítica no Médio Oriente e o conflito em Gaza, a transição democrática na Síria e as relações UE-África são outros dos assuntos em debate.
À margem da reunião ministerial, está marcado o primeiro diálogo a alto nível entre a UE e as autoridades palestinianas, com Kaja Kallas e o primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestiniana, Mohammad Mustafa, a abordarem questões políticas e as relações bilaterais.