Ucrânia promove cimeira da "Plataforma da Crimeia"

por Lusa
A Crimeia está no centro das atenções dos principais atores em cenário de guerra EPA

A Ucrânia promove esta terça-feira a segunda cimeira da "Plataforma da Crimeia", um fórum de diálogo diplomático lançado por Kiev para consulta e coordenação da resposta internacional à ocupação da região pela Rússia em março de 2014.

Esta iniciativa, que decorre em formato virtual, foi apresentada inicialmente em 23 de setembro de 2020 pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a sua intervenção na Assembleia-Geral da ONU.

Quase dois anos depois, esta plataforma ganha uma maior relevância, uma vez que todo o país é atualmente alvo de uma nova ofensiva militar russa, iniciada em 24 de fevereiro deste ano.

No encontro estão previstas intervenções de vários representantes internacionais como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, e a secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejčinović Burić, entre outros.

A cimeira acontece na véspera do dia em que se completam seis meses de conflito no território ucraniano, que coincide com o Dia da Independência, data que a Ucrânia assinala na quarta-feira (24 de agosto).

PUB