Ucrânia. Grupo Wagner tenta recrutar voluntários na Sérvia e gera indignação
O grupo de mercenários Wagner está a tentar recrutar voluntários na Sérvia, causando indignação nesse país dos Balcãs. Em causa está um vídeo divulgado por um canal russo no qual se veem voluntários sérvios a treinar com as tropas de Moscovo na Ucrânia, encorajando novos voluntários a candidatarem-se.
Agora, a alegada tentativa russa de recrutar mais mercenários sérvios levou a que um advogado de Belgrado e vários grupos antiguerra submetessem queixas formais contra o embaixador russo na Sérvia, assim como contra o chefe da Agência de Segurança e Informação desse país, por alegadamente recrutarem voluntários para o grupo Wagner.
Segundo o presidente sérvio, a posição do país em relação à guerra na Ucrânia é “neutra”. Vucic disse ainda não falar com o homólogo russo, Vladimir Putin, “há vários meses”.
Desde o início da guerra, a Sérvia votou diversas vezes em favor de resoluções da ONU a condenar a agressão russa. Esta semana, em Belgrado, o presidente Aleksandar Vucic deixou clara a sua posição: “Para nós, a Crimeia é Ucrânia, o Donbass é Ucrânia, e vão permanecer assim”.
Na terça-feira, a agência russa de notícias RIA transmitiu na televisão imagens de dois homens mascarados a identificarem-se como voluntários sérvios. Ambos participavam num treino com armamento em zonas controladas por Moscovo na região ucraniana de Zaporizhia.
O ministro sérvio da Defesa veio, entretanto, avisar a população que não deve lutar pelo lado russo na guerra da Ucrânia. “Tal resultará em consequências legais assim que esses indivíduos possam ser responsabilizados perante os órgãos estatais”, alertou Milos Vucevic na Radio Free Europe.