Ucrânia. Erdogan vai falar com Guterres sobre acordo para exportação de cereais

por RTP
Vladimir Putin já disse que apenas regressará ao acordo quando "todas as exigências forem cumpridas". Bogdan Cristel - Reuters

O presidente turco disse esta terça-feira estar em contacto próximo com as Nações Unidas no sentido de trazer de volta o acordo para a exportação de cereais ucranianos através do Mar Negro.

Tayyip Erdogan avançou ainda que irá discutir este tema com António Guterres, secretário-geral da ONU, na assembleia-geral da organização, que se realiza este mês.

As declarações de Erdogan foram divulgadas pela imprensa turca e surgem um dia depois de o presidente ter estado reunido com o homólogo russo, Vladimir Putin, para debater este e outros assuntos. A Assembleia-Geral da ONU realiza-se de 18 a 26 de setembro em Nova Iorque.

No final da reunião, o líder da Turquia afirmou que a mais recente proposta das Nações Unidas para retomar o acordo dos cereais pretende dar resposta a algumas das exigências russas.

Vladimir Putin disse, no entanto, que apenas regressará ao acordo quando "todas as exigências forem cumpridas".

O presidente russo referiu ainda que está prestes a ser fechado "um acordo para fornecer cereais gratuitamente a África" e que "os fornecimentos vão começar nas próximas duas a três semanas".

Esta terça-feira, um membro do Governo da Ucrânia disse à agência Reuters não esperar que a situação da exportação de cereais se altere depois do encontro entre Putin e Erdogan.

c/ agências
Tópicos
PUB