Ucrânia e Médio Oriente na agenda dos ministros da UE

por Lusa
Cabe a Josep Borrell revelar em detalhe o 14.º pacote de sanções contra a Rússia Stephanie Lecocq - EPA

Os últimos desenvolvimentos da invasão russa da Ucrânia e o aumento da tensão no Médio Oriente fazem parte da agenda da reunião desta segunda-feira dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), no Luxemburgo.

O encontro, em que participa o chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Rangel, contará com uma intervenção do homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, sobre os últimos desenvolvimentos no campo de batalha.

Na ocasião, o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, vai revelar em detalhe o 14.º pacote de sanções contra a Rússia, que desta vez vai incluir o gás natural liquefeito.

As crescentes tensões no Médio Oriente e as decisões políticas na Geórgia, consideradas pela UE como antidemocráticas, também constam da agenda.

Participam ainda na reunião, durante um debate sobre os Balcãs Orientais, os ministros da Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia do Norte, Montenegro, Sérvia - todos candidatos à adesão à UE - e também do Kosovo.


PUB