O Estado-Maior do Exército sul-coreano avisou hoje que a Coreia do Norte está a ultimar um novo destacamento militar para apoiar as forças russas na guerra na Ucrânia.
Este destacamento poderá juntar-se aos militares norte-coreanos que já se encontram na região russa de Kursk, para responder à incursão ucraniana que começou em agosto em território russo, ou pode ser um contingente rotativo.
"Uma avaliação exaustiva dos serviços secretos mostra que a Coreia do Norte se prepara para rodar ou aumentar o destacamento de tropas na Rússia, fornecendo atualmente lançadores de foguetes de 240 milímetros e artilharia autopropulsada de 170 mm", afirmou o Estado-Maior num comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial sul-coreana Yonhap.
"Há também algumas indicações de que o Norte está a avançar cada vez mais para o fabrico e fornecimento de drones explosivos, revelados pela primeira vez durante a inspeção no local pelo (líder norte-coreano) Kim Jong Un, em novembro", acrescentou o exército sul-coreano.
No início desta semana, as autoridades sul-coreanas estimaram em cerca de 1.000 o número de militares norte-coreanos mortos ou feridos nos combates na região russa de Kursk entre os exércitos ucraniano e russo, que é apoiado pelas forças armadas de Pyongyang.