Turquia garante ter destruído caravana de armas de milícias curdas

por Lusa

Os serviços secretos da Turquia coordenaram uma ação militar para destruir uma caravana de armas das milícias curdas sírias provenientes dos arsenais do Exército sírio, informou hoje a agência turca Anadolu.

Segundo aquela agência, que cita fontes dos serviços de segurança, as milícias curdas saquearam mísseis, armas pesadas e munições do quartel do Exército Sírio em Qamishli, abandonado após a queda do regime do Presidente Bashar al-Assad, e transferiram-nas durante a noite para as suas próprias posições no noroeste do país.

Os serviços secretos turcos decidiram intervir e lançaram uma operação para destruir 12 camiões, dois tanques e dois depósitos de munições.

As milícias curdas e o seu braço político, o partido PYD, dominam grande parte do nordeste da Síria, mas a Turquia insiste que não devem fazer parte da transição política da Síria, devido às suas ligações à guerrilha curda da Turquia, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que Ancara considera ser um grupo terrorista.

Desde o início da ofensiva rebelde na Síria, que no domingo levou à queda do regime de Bashar al-Assad, milícias apoiadas pela Turquia lançaram ataques contra posições das milícias curdas.

Tópicos
PUB