A Turquia admite lançar uma operação terrestre no norte do Iraque se houver alguma ameaça aos seus interesses, advertiu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu.
"Se houver uma ameaça à Turquia, utilizaremos todos os meios, incluindo uma operação terrestre, para eliminar essa ameaça", disse o ministro numa entrevista à televisão Kanal 24.
"É o nosso direito mais natural", acrescentou.
A Turquia tem exigido ser associada à ofensiva em curso contra Mossul, bastião do grupo extremista Estado Islâmico no norte do Iraque, com o argumento de que a presença dos `jihadistas` do outro lado da sua fronteira representa uma ameaça.
Ancara afirmou no passado que a artilharia turca presente na sua base em Bashiga, no norte do Iraque, bombardeou alvos dos `jihadistas` em apoio dos combatentes curdos `peshmergas` que participam na operação para recuperar Mossul, mas o Iraque nega que tal tenha ocorrido.
A Turquia quer por outro lado contrariar uma consolidação de posições no norte do Iraque, especialmente na região de Sinjar, do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), tendo bombardeado várias vezes posições deste grupo guerrilheiro naquela região.