Turismo espacial. SpaceX quer instalar janela panorâmica no "nariz" da Dragon

por Nuno Patrício - RTP
Foto: SpaceX/DR

A SpaceX está apostada em levar o turismo espacial muito a sério e está já a pensar em soluções que podem ajudar a atrair mais clientes, como por exemplo colocar uma cúpula panorâmica no topo da cápsula espacial Dragon.

A ideia foi avançada por um dos quatro já inscritos para o primeiro voo turístico organizado pela empresa liderada por Elon Musk.

Jared Isaacman, de 34 anos e cliente da SpaceX e da Inspiration4, revelou a mudança substancial e inesperada no design da nave tripulada Dragon, que o levará e aos demais três convidados para órbita ainda este ano.

A estrutura transparente que será instalada na cápsula da SpaceX terá a mesma finalidade da existente na Estação Espacial Internacional (ISS) em 2010: ter uma janela sobre a Terra e o espaço em redor.

A SpaceX já confirmou a construção desta cúpula e diz que projetou uma espetacular janela em "cúpula de vidro", para a Crew Dragon.


Tudo graças ao interesse comercial em missões da Dragon, nas quais a cápsula operaria como suporte independente e estação. Uma janela que promete oferecer uma experiência de visualização provavelmente incomparável na história dos voos espaciais.

Embora a cúpula da Estação Internacional seja um exemplo da cúpula de vidro da Dragon, as duas são semelhantes apenas no sentido em que ambas são janelas de visualização baseadas no espaço.

Foto: NASA/DR

Mas a que será instalada na Dragon aproxima-se mais do projeto inicial que os engenheiros da ESA tentaram alcançar para a ISS.

A nova estrutura vai apresentar uma proporção aproximada de dois por um e material de suporte estrutural para o vidro. A janela circular central da cúpula tem um diâmetro ininterrupto de 80 centímetros, enquanto todo o conjunto tem um diâmetro interno total de mais ou menos dois metros e uma profundidade (área da janela cónica) de cerca de 50 centímetros.

Se a versão final da SpaceX estiver correta, a cúpula também será monolítica, o que significa que a janela de vidro, em si, não seria interrompida por suportes estruturais.
Proteção da cúpula
Ter um janela panorâmica espacial significa liberdade de visão para quem viaja no espaço, mas implica algumas proteções. Seguindo o exemplo da cúpula instalada na ISS, a janela que a SpaceX pretende instalar também vai ter uma proteção.

A única diferença é que, se a ISS que tem uma espécie de estores em forma de pétalas dobráveis, que servem como sombras e escudos de micrometeorito, quando o módulo não está em uso, a cúpula de vidro da Dragon terá como proteção o “nariz” da nave espacial.

Foto: NASA/DR

Também ainda não está totalmente esclarecido de que material será feita esta nova janela, visto que cúpulas grandes, monolíticas e à prova de balas são uma tecnologia que ainda não existe. Ainda que a Surmet, empresa especializada no fabrico de janelas de oxinitreto de alumínio (alumínio transparente), já consiga fabricar pequenas cúpulas para proteção dos sensores instalados em mísseis.

Isto quer dizer que, se a SpaceX encontrar forma de produzir enormes janelas monolíticas e cúpulas classificadas para viagens espaciais, efetivamente pode tornar-se pioneira e líder na indústria de domes de vidro à prova de balas.

De relembrar que Elon Musk afirmou, na apresentação do modelo Cybertruck da Tesla, que este veículo apresentará janelas de "metal transparente", o que provavelmente tornaria a empresa líder mundial na produção em massa de janelas ALON - experiência que a SpaceX poderia emprestar dada sua história de partilha e desenvolvimento de materiais conjuntos .

Na passada terça-feira, durante a apresentação e seleção final da tripulação dos futuros turistas espaciais, o diretor da SpaceX, Benji Reed, afirmou que a NASA esteve intimamente envolvida no desenvolvimento da janela para a Dragon.

Benji Reed deu ainda a entender que as próximas cápsulas espaciais da SpaceX seriam capazes de trocar entre a cúpula e o hardware de encaixe com facilidade suficiente para que uma cápsula a voar com cúpula, numa missão turística, pudesse ser modificada e suportar os lançamentos de astronautas da NASA, garantindo assim a uniformidade dentro da frota Dragon.

Foto: SpaceX/DR

Quanto ao lançamento desta cápsula turística, a SpaceX prevê que tal aconteça já em setembro deste ano, na missão de nome Inspiration4, do multimilionário Jared Isaacman - atualmente a caminho de se tornar o primeiro lançamento privado de um astronauta.

Conheça os primeiros civis escolhidos e que vão viajar em turismo para o espaço numa cápsula Dragon da SpaceX.


Tópicos
PUB