Túmulo de João Paulo II já pode ser visitado

por Agência LUSA
Epa/Vatican Pool

O túmulo do Papa João Paulo II, sepultado na cripta sob a basílica de São Pedro, pode ser visitado a partir das 07:00 (06:00 em Lisboa) de hoje.

"Ioannes Pavlvs PP II. 16.X.1978-2.IV.2005" é a única inscrição gravada a dourado na lápide de mármore, proveniente da famosa zona de Carrara, no noroeste italiano.

O túmulo, que foi ontem visitado pela imprensa acreditada junto do Vaticano, ocupa um espaço abobadado na cripta, no subsolo da basílica de São Pedro, que na parede do fundo apresenta um baixo- relevo em mármore que representa uma Virgem com o Menino nos braços.

João Paulo II era um grande devoto da Virgem Maria, a quem sempre atribuiu o facto de ter escapado ao atentado de 1981 na praça de São Pedro.

Nas duas viagens a Fátima, Portugal, ofereceu à Virgem a bala que o atingiu e o anel de arcebispo de Cracóvia.

Um vaso com jarros brancos e uma pequena vela acesa completam o local, que se destaca pela simplicidade que tanto agradava a Karol Wojtyla, que quis ser sepultado em terra como o seu antecessor, João Paulo I.

Os restos mortais de Karol Wojtyla encontram-se no túmulo ocupado antes por João XXIII, venerado pelos italianos, ao lado do de Paulo VI e em frente ao de João Paulo I.

O túmulo estava vazio desde 2001, quando João Paulo II celebrou a missa de beatificação de João XXIII e o caixão foi trasladado para capela de São Jerónimo.

A poucos metros encontram-se também as sepulturas das rainhas Cristina da Suécia e Carlota de Chipre.

Os fiéis que visitarem o túmulo de João Paulo II poderão também ver os dos Papas Pio XI, Pio XII, Pio VI, Bonifácio VIII, Nicolau V, Paulo II, Inocêncio IX e Benedito XV.

O monumental "Sepulcrum Sancti Petri Apostolo", onde estão os restos de São Pedro, domina a cripta, onde existem várias capelas.

Face à maciça presença de fiéis, como prevê o Vaticano, foi preparado um percurso pela cripta que passa em frente a todos estes túmulos.

A entrada é pela lateral da Basílica, através de uma porta directa para a cripta.

Os cardeais, reunidos no Vaticano para o conclave de dia 18 que vai eleger o sucessor de João Paulo II, visitaram na tarde de ontem o túmulo do Papa.

PUB