Trump nomeia Patrick Shanahan como secretário de Defesa

por RTP
A substituição vai acontecer dois meses antes da data prevista Jonathan Ernst - Reuters

Donald Trump declarou este domingo que vai substituir Jim Mattis, atual secretário de Defesa, por Patrick Shanahan, o atual vice-secretário. A substituição vai acontecer dois meses antes da data prevista. Mattis tinha apresentado a sua demissão na quinta-feira, depois de Trump ter anunciado a retirada de tropas norte-americanas da Síria.

“É com prazer que anuncio que o nosso muito talentoso vice-secretário de Defesa, Patrick Shanahan, vai assumir a posição de secretário de Defesa a partir de 1 de janeiro de 2019”, afirmou o Presidente norte-americano no Twitter.

Trump frisou que “Patrick alcançou muitos resultados positivos enquanto serviu como vice-secretário e quando foi vice-presidente da Boeing”, empresa de desenvolvimento aeroespacial e de defesa. “Ele vai ser ótimo!”, acrescentou.


Jim Mattis tornou pública, na sexta-feira, a carta de demissão endereçada a Donald Trump onde realçou as diferenças substanciais que o separam do Presidente norte-americano.

Na carta, Mattis criticou Trump por não ter valorizado os aliados mais próximos dos Estados Unidos, que os apoiaram em vários conflitos. Disse ainda que o Presidente deveria ter um secretário de Defesa “mais alinhado” com os seus ideais.

Mattis anunciou a sua demissão depois de, na quarta-feira, o Presidente dos EUA ter declarado que iria retirar as tropas norte-americanas da Síria.

Um dia depois, foi divulgado que os Estados Unidos tencionam retirar, aproximadamente, metade dos 14 mil militares que se encontram no Afeganistão.

“Os aliados são muito importantes – mas não quando se aproveitam dos Estados Unidos”, defendeu Trump, lembrando que, “quando o Presidente Obama despediu Jim Mattis”, lhe deu uma “segunda oportunidade”.

“Algumas pessoas acharam que não devia fazê-lo, mas eu achei que devia […] e dei-lhe todos os recursos que ele nunca tinha tido”.


Tópicos
PUB