O ex-presidente norte-americano e candidato presidencial republicano Donald Trump recebe o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, esta sexta-feira, na sua residência em Mar-a-Lago, na Florida.
Ao anunciar o encontro com o líder israelita, Trump fez questão de destacar a boa relação que manteve e ainda mantém com Netanyahu.
“Durante o meu primeiro mandato, desfrutámos da paz e da estabilidade na região (...) e vamos voltar a desfrutá-la”, afirmou.
Palavras que Netanyahu retribuiu durante o discurso no Congresso.
“Gostaria de agradecer ao presidente Trump por tudo o que fez por Israel”, disse o líder israelita, ao mesmo tempo que classificou como “desprezível” a recente tentativa de assassinato do candidato republicano às presidenciais norte-americanas de novembro.
A viagem de Netanyahu a Washington tem como pano de fundo a pressão exercida pelo seu aliado norte-americano para que seja concluído um acordo de cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza, após mais de nove meses do início da guerra desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano a Israel, a 7 de outubro de 2023.