No dia em que chegou ao Reino Unido para uma visita oficial, o Presidente dos Estados Unidos lançou-se de imediato contra o presidente da Câmara de Londres. Num tweet publicado na sua página, Trump escreve que Sadiq Khan o faz lembrar o "nosso muito burro e incompetente mayor de Nova Iorque, que também fez um trabalho terrível".
.@SadiqKhan, who by all accounts has done a terrible job as Mayor of London, has been foolishly “nasty” to the visiting President of the United States, by far the most important ally of the United Kingdom. He is a stone cold loser who should focus on crime in London, not me......
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 3 de junho de 2019
Continuo depois a comparar Sadiq Khan com o presidente da Câmara de Nova Iorque, "burro e incompetente", só que "com metade do seu tamanho".
....Kahn reminds me very much of our very dumb and incompetent Mayor of NYC, de Blasio, who has also done a terrible job - only half his height. In any event, I look forward to being a great friend to the United Kingdom, and am looking very much forward to my visit. Landing now!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 3 de junho de 2019
Termina a dizer espera muito "ser um grande amigo do Reino Unido" e que está muito "ansioso" em relação a esta visita.
Já hoje, Trump será recebido nos jardins do Palácio de Buckingham. Visitará depois a Abadia de Westminster e encontrar-se-á com o Príncipe Carlos e a Camila, a Duquesa da Cornualha, na Clarence House, uma das residências reais.
Mais tarde, a Rainha oferecerá um banquete no Palácio de Buckingham, com a presença do Duque e Duquesa de Cambridge, William e Kate. Megan Markle, a Duquesa de Sussex não estará presente.
Na terça-feira, dia 4, Trump e a ainda primeira-ministra, Theresa May, tomarão o pequeno-almoço juntos, acompanhados do Duque de York e de diretores executivos de algumas empresas, no Palácio de St. James. De seguida, visitará Downing Street, a residência oficial de Theresa May, em que dará uma conferência de imprensa. À noite, seguir-se-á um jantar na residência do embaixador, com a Rainha, Carlos e Camila.
No último dia da visita, dia 5, Trump assistirá à cerimónia dos 75 anos do Dia-D e encontrará-se-á com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.
A visita dá-se numa altura controversa para May e Trump. May demitiu-se na passada semana, retirando-se da política britânica oficialmente nesta sexta-feira. Por outro lado, nos EUA, Trump revelou que vai concorrer nas presidenciais de 2020, numa altura em que se discute também a possibilidade de destituição do controverso Presidente.
Os temas em debate
Donald Trump tem vários temas a tratar na sua agenda.
A começar pelo encontro com May, onde será discutida a possibilidade de um acordo comercial transatlântico, visto que, com a saída da União Europeia, o Reino Unido precisa de fomentar este tipo de negociações.
“Somos os maiores investidores nas economias um do outro e a nossa forte relação comercial e as próximas relações empresariais criam empregos, oportunidades e riqueza para os nossos cidadãos”, afirmou recentemente a primeira-ministra britânica, ao que Trump respondeu: “Eles querem comerciar com os Estados Unidos, e eu acho que há uma oportunidade para um acordo comercial muito grande”.
Na agenda encontra-se também a situação com a Huawei, uma vez que o Reino Unido poderá permitir componentes da gigante tecnológica chinesa para a rede 5G. Recorde-se que os EUA colocaram a Huawei na “lista negra” de empresas .
Também é esperado que Trump e May discutam o tema das alterações climáticas, um tema, aparentemente, de convergência de posições dos dois lados.