"Traiu os nossos valores". Republicanos apoiam Kamala contra um Trump "inapto"

por Cristina Santos - RTP
Getty Images via AFP

Mais de 100 antigos funcionários da segurança nacional e política externa apoiam Kamala Harris. São muitos os republicanos que, juntamente com democratas, assinam uma carta aberta em que consideram Donald Trump "inapto" para outro mandato na Casa Branca.

Na carta aberta sublinham que quem desempenha a função de presidente dos Estados Unidos “deve ser um líder com princípios, sério e firme” e “acreditamos que ela possui as qualidades essenciais para servir como presidente e Donald Trump não. Portanto, apoiamos a sua eleição para presidente”. Isto, apesar de reconhecerem que vão discordar de Kamala Harris em questões de política interna e externa. “Opomo-nos firmemente à eleição de Donald Trump”.

Lembram que Trump foi um presidente que “promoveu o caos diário no governo, elogiou os nossos inimigos e minou os nossos aliados, (…) menosprezou os nossos veteranos, colocou o seu interesse pessoal acima dos interesses nacionais”. “Traiu os nossos valores, a democracia e o documento fundador deste país”.

São mais de uma centena os signatários, onde se incluem republicanos como William Webster, antigo diretor da CIA e do FBI durante as administrações Reagan e Bush, bem como Michael Hayden, antigo diretor da CIA e da NSA durante as administrações Bush e Obama.

Antigos funcionários das administrações presidenciais dos republicanos Ronald Reagan, George Bush, George W Bush e Donald Trump assinam esta carta aberta. Outro nome importante na história do partido Republicano é o de Chuck Hagel, senador do Nebraska entre 1997 to 2009, tendo sido também secretário da Defesa nos EUA.

Também surgem nomes democratas que colaboraram com as administrações de Bill Clinton e de Barack Obama, um exemplo é William Cohen que foi secretário da Defesa de Clinton.
Tópicos
PUB