Trabalhistas triunfam nas eleições britânicas e "a mudança começa agora"

por Antena 1

Foto: Suzanne Plunkett - Reuters

O trabalhista Keir Starmer é o grande vencedor nas eleições britânicas e agradece o triunfo esmagador. O Partido Trabalhista alcançou a maioria absoluta no Parlamento de Londres, com mais de 400 deputados.

Keir Starmer deve ser recebido já esta sexta-feira no Palácio de Buckingham pelo rei Carlos III.

Ao início da manhã, a contagem dos votos das eleições britânicas ainda decorria, faltando atribuir cerca de 25 lugares no Parlamento. Mas era já certa a maioria absoluta dos trabalhistas, que regressam ao poder ao cabo de 14 anos.O Partido Conservador, de Rishi Sunak, teve um ato eleitoral para esquecer. Deverá averbar o pior resultado da história, com a eleição de cerca de 130 deputados.


O ainda primeiro-ministro já veio assumir a derrota.
Verifica-se também uma subida dos Liberais Democratas, que são a terceira força política no Parlamento, bem como a eleição inédita de Nigel Farage, à oitava tentativa: o chamado pai do Brexit, líder dos reformistas, conseguiu entrar no Parlamento de Londres.
Na análise do embaixador português Francisco Seixas da Costa, a vitória estrondosa do Partido Trabalhista explica-se, em grande parte, pelos sucessivos erros cometidos pelos conservadores, ao longo dos últimos anos, em que estiveram no poder.
pub