Tóquio analisa desistência de Biden à luz das relações bilaterais

por Lusa
Fumio Kishida aguarda com apreensão os desenvolvimentos sobre a desistência de Biden Rodrigo Reyes Marin - EPA

O primeiro-ministro japonês disse esta segunda-feira estar a "observar atentamente" como a decisão do presidente norte-americano, Joe Biden, de desistir da corrida presidencial pode afetar as relações entre Tóquio e Washington.

"Entendo que esta é uma decisão com a intenção de tomar a melhor decisão política para Biden", disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, aos jornalistas, horas depois da divulgação do anúncio do presidente norte-americano.

Kishida notou que a aliança Japão-EUA "é a pedra angular da diplomacia e da segurança de Tóquio" e prometeu "observar atentamente futuros desenvolvimentos" na maior economia do mundo, disse, citado pelo jornal The Japan Times.

O presidente norte-americano anunciou no domingo a desistência da corrida às eleições presidenciais, justificando com o interesse do Partido Democrata e do país e afirmou que pretende terminar o mandato.

Pouco depois de ter anunciado a desistência, Joe Biden declarou "apoio total" à vice-presidente, Kamala Harris, como candidata presidencial do Partido Democrata às eleições de 5 de novembro.

 

Tópicos
PUB