A ministra da Educação de Timor-Leste, Dulce Soares, defendeu a valorização da carreira docente, considerando os professores como "agentes de mudança" essenciais para promover os valores democráticos e a cidadania.
"Cada professor é um agente de mudança, um guia para as novas gerações e um promotor dos valores democráticos e de cidadania da nossa sociedade", afirmou a ministra timorense.
Dulce Soares falava no Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação, na cerimónia para assinalar o Dia Mundial dos Professores, que se celebrou a 5 de outubro, dedicado ao tema "Valorizar a voz dos professores: rumo a um novo contrato social para a educação".
"É imperativo garantir que os nossos professores tenham o apoio, o respeito e as condições necessárias para desempenhar esta nobre missão", disse a ministra.
A governante salientou que o trabalho dos docentes é "fundamental para o desenvolvimento do país", incluindo para a "formação de cidadãos mais conscientes, mais confiantes, mais autónomos, mais críticos e eficazes".
"Investir na educação e na formação dos nossos professores é investir no futuro do nosso país", salientou.
Sobre o tema da celebração, a ministra da Educação afirmou que é essencial ouvir os professores para criar um novo "contrato social", que reconheça o seu "papel fulcral" e a sua "relevância como agentes de mudança e protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem".