Timor-Leste. Governo aprova plano para combater atraso no crescimento das crianças

por RTP
Willy Kurniawan - Reuters

O Governo de Timor-Leste aprovou esta quinta-feira, em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o Plano Nacional Multissetorial que visa combater o atraso de crescimento, problema que afeta quase metade das crianças com menos de cinco anos no país.

O plano, que será implementado até 2030, tem como principal objetivo “fornecer um quadro de ação coordenada e multissetorial” de combate ao atraso de crescimento. Entre as principais medidas, destacam-se metas como o “aumento da taxa de amamentação” e a “melhoria da dieta das crianças”, explica o comunicado do Conselho de Ministros.Segundo os dados do Programa Alimentar Mundial, 47 por cento das crianças com menos de cinco anos têm atraso no crescimento, 8,6 por cento têm desnutrição aguda e mais de metade são anémicas. Relativamente às mulheres em idade reprodutiva, 23 por cento também sofrem de anemia.


O Governo timorense pretende reduzir a taxa de atraso de crescimento de crianças para os 25 por cento até 2030, assim como a anemia nas crianças e nas mulheres em idade reprodutiva. Além disso, o Executivo pretende "melhorar a coordenação dos programas de nutrição" e "promover mudanças de comportamento social para melhorar a saúde nutricional".

De acordo com o Governo, a implementação do plano vai ser liderada por uma unidade de missão, que vai colaborar com diversos ministérios e parceiros de desenvolvimento.
PUB