Theresa May abandona vida parlamentar no Reino Unido ao fim de quase 30 anos
A antiga primeira-ministra britânica Theresa May vai pôr termo a uma longa carreira parlamentar. Não será candidata a deputada nas eleições legislativas deste ano. A segunda mulher chefe de um governo do Reino Unido era membro do Parlamento de Westminster há 27 anos.
Quando entrou no Número 10 de Downing Street, May foi vista como o “par de mãos seguras” que deveria negociar com sucesso um acordo de saída com a União Europeia.
As revoluções internas no Partido Conservador, lideradas por Boris Johnson, levaram a sucessivas perdas, no Parlamento, do projeto de acordo com Bruxelas para o Brexit. Theresa May acabou por se demitir, lançando o país nas eleições gerais de 2019, ganhas, precisamente, por Johnson.
Theresa May revelou a sua decisão neste Dia Internacional da Mulher, num jornal local do seu círculo eleitoral de Berkshire.
Antes de May, já outros 62 deputados conservadores haviam recusado entrar nas listas de candidatos a deputados. O atual primeiro-ministro, Rishi Sunak, perde nas sondagens e vai perdendo apoio no seio do próprio partido.