Tenerife, a outra pérola do Atlântico

por RTP

Esta reportagem leva-nos à descoberta de Tenerife, a ilha utilizada como primeira escala pelo navegador português na sua histórica viagem.

Como a Madeira, também Tenerife é conhecida por "Pérola do Atlântico".
É a ilha maior do arquipélago canário e tem uma fascinante história geológica antes da primeira presença humana, uma fascinante história humana antes da colonização espanhola e uma natureza rica em espécies que são desconhecidas noutros pontos do mundo.

A natureza, a biodiversidade, o vulcão adormecido do Teide, os vestígios da transumância guanche, tudo isto tem vindo a sofrer nas últimas décadas os efeitos de uma erosão social e ambiental galopante, associada a um turismo de massas desproporcionado. E agora revelam-se também, para cúmulo, as vulnerabilidades estruturais de uma economia baseada na "monocultura do turismo".

Reportagem de António Louçã, com imagem Rui Manuel Silva edição vídeo de Sérgio Alexandre, pós-produção áudio de Rui Soares e produção de Natacha Silva, Olinda Lambuça e Gonçalo Silva.
Quem eram os guanchesJuan Manuel Carmona, biólogo de formação, trabalhou durante onze anos como guia-intérprete no Parque Nacional do Teide e publicou recentemente um extenso "Guia de senderismo" sobre a ilha de Tenerife. Mas, apesar da sua especialização e da atenção que presta às questões da biodiversidade na ilha maior do arquipélago canário, Carmona acumulou na sua experiência como guia um conhecimento sobre a história dos povos pré-coloniais que alarga e completa o trabalho feito por equipas de pesquisa arqueológica. Desse conhecimento falou também à reportagem da RTP.

A lenda do vulcão Teide

Vestígios arqueológicos dos Guanches

A resistência dos Guanches aos colonizadores

pub