Temu. Plataforma chinesa acusada de enganar consumidores europeus
A Federação de associações de consumidores da União apresentou uma queixa contra a plataforma de comércio online por alegada manipulação dos utilizadores e também por alegada violação do Regulamento de Serviços Digitais da UE. A Temu tem mais de 75 milhões de utilizadores mensais na União Europeia.
As novas regras impõem ainda maior transparência aos algoritmos utilizados para atingir os utilizadores da Internet e exige o controlo de identidade dos vendedores nas plataformas, em como o bloqueio de sites fraudulentos.
A federação de associações europeias de consumidores acusa a Temu de “muitas vezes” não fornecer “aos consumidores informações cruciais sobre os vendedores dos produtos e, portanto, não informa se o produto cumpre os requisitos de segurança da União Europeia”. Esta foi a conclusão da associação italiana de consumidores que testou 13 produtos cosméticos vendidos na plataforma e descobriu que nove não especificavam a lista de ingredientes.
A BEUC é a federação de associações de consumidores na União Europeia que representa 45 organizações de 31 países.