O serviço telefónico fixo de Moçambique passará a ter, a partir de Agosto, mais dois dígitos por número, medida que visa a uniformização e crescimento da rede fixa no país, anunciou hoje a empresa de Telecomunicações de Moçambique.
Actualmente, os números de telefones fixos em Moçambique têm seis dígitos.
Uma nota de imprensa da TDM hoje distribuída em Maputo indica que qualquer ligação dentro do país e na rede fixa da operadora será uniforme independentemente da chamada ser local ou de longa distância, devendo ser sempre marcados os oito dígitos que identificam o cliente.
Os actuais códigos de área que são utilizados para efectuar chamadas interurbanas e usados como prefixos no formato anterior passam a fazer parte integrante dos novos números, devendo o zero do prefixo ser substituído pelo dois que é o número do operador fixo TDM, sublinha a mesma nota.
"Estas alterações resultam da implementação do novo programa nacional de numeração do Instituto moçambicano das comunicações e visam permitir a uniformização e a liberalização do sector de telefone fixo no país", destaca a TDM.
Em Março último, os números de telemóveis acrescentaram um dígito, aos anteriores nove, numa iniciativa do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique que prevê a entrada de novos operadores no lucrativo mercado moçambicano das telecomunicações móveis.