Frank-Walter Steinmeier, de 60 anos, ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, foi escolhido pela coligação governamental liderada por Angela Merkel, para a Presidência do país, afirma a Agência France Press, citando "fontes políticas".
A escolha desbloqueia semanas de indecisão e de bloqueio entre a CDU de Angela Merkel e o SPD, com os democratas-cristãos a aceitarem finalmente o candidato dos sociais democratas.
A União Social Cristã, partido-irmão da CDU na Baviera, também aceitou apoiar Steinmeier.
O cargo de Presidente da Alemanha é sobretudo cerimonial mas prevê algumas funções importantes.
O Presidente é antes de tudo o chefe de Estado, sendo o cargo oficial 'Presidente da Republica Federal da Alemanha'. Desempenha funções mais extensas do que simplesmente representativas.
Dá por exemplo indicações para o debate político e social e detém "poderes de reserva" em caso de instabilidade política. Representa ainda o país em termos de leis internacionais, conclui tratados com outros Estados e credita diplomatas.
Tem ainda de promulgar qualquer nova legislação para que esta entre em vigor, podendo veta-la mas somente se considerar que esta viola a Constituição.
Percurso político
Nascido a 5 de janeiro de 19556, Frank-Walter Steinmeier é considerado moderado dentro do Partido Social Democrata da Alemanha, SPD.
Foi um aliado próximo do chanceler Gerhard Schröder, como chefe de gabinete do primeiro-ministro entre 1999 e 2005. Ficou ligado à tentativa contorversa do Governo de Schröeder para reformar a Segurança Social.
Foi depois ministro dos Negócios Estrangeiros (2005-2009) e vice-chanceler (2007-2009) na grande coligação governamental de Angela Merkel. Em 2008 desempenhou por um breve período as funções de chanceler do próprio partido e foi o candidato a Chanceler do SPD em 2009.
É ministro dos Negócios Estrangeiros alemão desde 2013, sendo também atualmente presidente em exercício da OSCE - Organização para a Segurança e cooperação na Europa - durante o período em que esta incumbe à Alemanha.