Uma `startup` criou uma plataforma que concentra informações sobre hospitais, clínicas e farmácias em todas as províncias angolanas, para "acrescentar transparência" e aproximar a população aos serviços de saúde, através da classificação dos estabelecimentos segundo o grau de satisfação.
"É todo um país que está a colaborar para uma plataforma e para uma informação fiável", afirmou à agência Lusa o diretor-geral da APPY, Pedro Beirão, acrescentando que "tudo o que é mais colaborativo acrescenta transparência" e "acrescenta eficiência".
Esta microempresa - que está representada na Web Summit, em Lisboa, pelo terceiro ano consecutivo - é a responsável pela criação de uma aplicação para `smartphones` que reúne informações sobre várias unidades de saúde e farmácias em Angola, permite a marcação de consultas, compra de medicamentos, aquisição de planos de saúde e também a classificação pelos utilizadores da qualidade dos serviços prestados.
De acordo com Pedro Beirão, a ideia nasceu de uma carência de informação `online`: "Temos sempre de perguntar a um primo ou a um amigo se conhece um médico, se conhece uma farmácia que tem um determinado medicamento".
Através da "APPY Saúde", uma pessoa pode pesquisar por qualquer medicamento, consultar as farmácias que o têm em `stock` e reservá-lo para levantar mais tarde.
O também fundador desta `startup` explicou que em Angola existe "um problema de acesso aos medicamentos", além de os preços "serem díspares" e esta plataforma dá a oportunidade de consultar os diferentes preços "e de escolher".
Através desta aplicação móvel, os utilizadores também podem marcar consultas em hospitais e clínicas dos setores público e privado, consultar as especialidades exercidas e os médicos que trabalham nessas unidades de saúde.
O diretor-geral da microempresa referiu que, ao todo, "são mais de 2.000 estabelecimentos" de saúde, número que representa "cerca de 70%" do total nacional, e que a grande parte da recolha foi feita "quase porta a porta".
Por essa razão, na área da saúde, esta aplicação tem "mais informação do que o Google" em Angola, referiu.
Pedro Beirão esclareceu que permitir "que as pessoas façam `ratings` e `reviews`" dos diferentes estabelecimentos permite "dar `feedback` aos diferentes serviços", uma vez que os perfis das unidades de saúde e farmácias são notificados cada vez que é publicada uma nova opinião.
"A ideia é que as pessoas tenham acesso à saúde e que a saúde tenha acesso às pessoas", vincou.
A equipa envolvida na plataforma é composta por 22 elementos, entre programadores e pessoas que trabalharam no inventário dos produtos, e a aplicação já ultrapassou os 50 mil `downloads`.
Pedro Beirão apontou que, tendo em conta que na "África subsariana o crescimento de utilização de `smartphones` é enorme", o próximo passo é a expansão aos restantes países africanos, estando já a decorrer os "primeiros testes" no Ruanda.
Para o fundador desta `startup`, a Web Summit foi "um trampolim", porque em 2017, primeiro ano em que a microempresa esteve presente na cimeira tecnológica e de empreendedorismo, foi "mais a descoberta", mas no ano seguinte houve "encontros com vários parceiros".
Para a edição deste ano, Pedro Beirão espera encontrar-se "com mais investidores e parceiros", de modo a poder equacionar uma eventual introdução desta plataforma além do continente africano.
Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave, Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é considerada um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores.
A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa desde 2016, vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso.
O evento realiza-se em Lisboa, teve início na segunda-feira e decorre até quinta-feira.