Sondagem. Macron e Le Pen disputam segunda volta das presidenciais

por RTP
Sarah Meyssonnier - Reuters

Os candidatos Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão defrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais em França francesas, no dia 24 de abril, segundo as primeiras sondagens.

As primeiras projeções dão a vitória ao atual presidente Emmanuel Macron com 28,1% dos votos, seguido de Marine Le Pen, com 23,3%.

O candidato da esquerda radical Jéan-Luc Mélenchon está em terceiro lugar com 20,1%, e Éric Zemmour, candidato da extrema-direita, em quarto com 7,2%.
A abstenção terá sido alta, entre 26,2% e 29,1%, de acordo com duas das estimativas. Em 2017, foi de 22,2% na primeira volta das presidenciais. Cerca de 48,7 milhões de eleitores franceses foram chamados este domingo às urnas para a primeira volta das eleições presidenciais, à qual se apresentaram 12 candidatos.

Num discurso após a publicação das primeiras projeções, Marine Le Pen disse que será a “presidente de todos os franceses”.

“Vou ser a Presidente de todos, a vossa Presidente”, prometeu a candidata da União Nacional.
“Quero que a França seja uma potência de paz”, acrescentou Le Pen, prometendo “recolocar a França em ordem nos próximos cinco anos”.

Le Pen pediu “união” em torno de um "grande projeto nacional e popular", afirmando que no próximo dia 24, os franceses vão escolher “uma sociedade, uma civilização”.

Por sua vez, Emmanuel Macron agradeceu o voto dos franceses. “A vossa confiança honra-me, obriga-me e compromete-me”, disse o presidente francês.
“Como sabem, todos e todas podem contar comigo para levar a bom termo este projeto de abertura e independência francesa europeia que defendemos sempre ao longo da nossa campanha”, acrescentou.

Os candidatos da direita, o ecologista, o candidato comunista e a candidata socialista já apelaram ao voto em Macron contra Le Pen, na segunda volta. Já o candidato Eric Zemmour, da extrema direita, naturalmente fez apelo ao voto em Marine Le Pen.


c/Lusa
Tópicos
PUB