Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Sobe para 22 o número de mortos em explosão numa mina de carvão na Turquia

por Lusa

O número de mortos na explosão que ocorreu esta sexta-feira numa mina de carvão em Amasra, na Turquia, subiu para 22, enquanto as equipas de resgate trabalham para retirar dezenas de outros trabalhadores, referiram autoridades turcas.

A explosão ocorreu por volta das 18:15 (16:15 em Lisboa) num poço da mina de carvão de Amasra, na província costeira de Bartin, no mar Negro.

O ministro da Energia, Fatih Donmez, sublinhou que uma avaliação preliminar aponta que a explosão tenha sido causada por acumulação de grisu (gás associado ao carvão).

No momento da explosão estavam 110 pessoas na mina, segundo revelou o ministro do Interior, Suleyman Soylu, que viajou para Amasra para coordenar a operação de resgate.

A maioria dos trabalhadores conseguiu sair após a explosão, mas 49 ficaram presos numa área de maior risco da instalação, acrescentou o ministro.

Suleyman Soylu não adiantou o número exato de mineiros ainda presos, adiantando que alguns dos 49 trabalhadores foram resgatados em segurança.

"Estamos diante de uma imagem que realmente lamentamos, que lamentamos ter que partilhar [com a população]", realçou Soylu.

Já o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, revelou através da rede social Twitter que 22 pessoas morreram na explosão e que pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, incluindo oito que foram transportadas para unidades de cuidados intensivos.

Várias equipas de resgate foram enviadas para a área, inclusive de províncias vizinhas, explicou a Afad, o órgão de gestão de desastres públicos da Turquia.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que cancelou uma visita planeada à cidade de Diyarbakir, no sudeste, para viajar até Amasra para coordenar a operação de resgate.

"A nossa esperança é que a perda de vidas não aumente ainda mais, que os nossos mineiros sejam salvos. Todos os nossos esforços estão voltados para esse objetivo", frisou Erdogan.

Um dos mineiros que escapou ileso ao acidente referiu, em declarações à agência estatal Anadolu, que desconhecia a causa da explosão, que foi "repentina".

Acidentes de trabalho são frequentes na Turquia, onde o forte desenvolvimento económico da última década muitas vezes foi conseguido à custa das regras de segurança, principalmente na construção e mineração.

O pior desastre numa mina na Turquia, ocorrido em 2014, resultou num total de 301 mortos, após um incêndio dentro de uma mina de carvão na cidade de Soma, no oeste da Turquia.

Tópicos
PUB