"Situação muito grave". Explosão de carro bomba na fronteira entre Canadá e EUA causa dois mortos

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
Tara Walton - Reuters

As autoridades norte-americanas estão a investigar a explosão de um veículo na ponte Rainbow Bridge, que atravessa a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, perto das cataratas do Niágara, da qual resultaram dois mortos, segundo noticia a imprensa local. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, falou de uma "situação muito grave", mas até ao momento "não há sinais de atividade terrorista".

Segundo a governadora do Estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, "não há sinais de atividade terrorista em relação a este acidente", com base na investigação preliminar das autoridades norte-americanas que ainda está a decorrer, disse numa conferência de imprensa esta quarta-feira.

Kathy Hochul tinha escrito ao início da tarde (hora local) que as autoridades do Estado de Nova Iorque estavam a “monitorizar de perto” um incidente na ponte e que as agências estavam no local, escreveu numa publicação na rede social X, esta quarta-feira.

Mais tarde acrescentou numa nova publicação que estava "a viajar para Buffalo para reunir com as forças da ordem e as equipas de emergência e informarei os nova-iorquinos quando houver mais informações disponíveis" e informou que a polícia de Nova Iorque estava a trabalhar ativamente com a task force para o terrorismo do FBI para monitorizar todos os pontos de entrada em Nova Iorque.


"O NYPD e os nossos parceiros já reforçaram a segurança e a cidade está em alerta máximo devido ao feriado que se aproxima, pelo que o público verá a segurança reforçada em locais em toda a cidade de Nova Iorque, incluindo pontos de entrada e saída da cidade" declarou a polícia de Nova Iorque na rede social X, confimando que enviou agentes para o norte do estado para "apoiar os esforços no terreno". 

Na véspera de dia de Ação de Graças, a 23 de novembro, uma data de grande movimento de veículos, a ponte Rainbow encontra-se encerrada em ambos os sentidos "até novo aviso", alertou a cidade norte-americana de Niagara Falls no Facebook.

Entretanto, a Autoridade de Transportes da Fronteira do Niágara (NFTA, na sigla em inglês) confirmou que em resposta ao incidente desta tarde, “está a aumentar a segurança em todo o sistema” e que "os automóveis que chegam ao aeroporto de Buffalo serão submetidos a controlos de segurança e os viajantes podem contar com rastreios adicionais". Para já, "os aeroportos de Buffalo e Niagara Falls estão totalmente operacionais", adicionou num comunicado publicado na rede social X. "A situação é obviamente muito grave em Niagara Falls. Um veículo explodiu na ponte Rainbow", afirmou Justin Trudeau.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, descreveu a situação como "muito grave" apesar de afirmar que "ainda há muitas perguntas e estamos a tentar obter respostas o mais rapidamente possível".

c/agências
Tópicos
PUB