Reportagem

Sismo de magnitude 7.7 na escala de Richter atinge sudeste asiático

por Inês Moreira Santos, Mariana Ribeiro Soares, Carlos Santos Neves, Cristina Sambado - RTP

Um forte sismo atingiu esta sexta-feira o sudeste asiático, em particular o centro de Myanmar, a antiga Birmânia. O abalo de magnitude 7.7 na escala de Richter foi sentido também em Banguecoque, na vizinha Tailândia, e em território chinês. Acompanhamos aqui, ao minuto, todos os desenvolvimentos.

Emissão da RTP3


Rungroj Yongrit - EPA

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
por Lusa

UE disponibiliza 2,5 milhões de euros para ajudar Myanmar depois do sismo

A União Europeia anunciou na sexta-feira uma ajuda de 2,5 milhões de euros para Myanmar (antiga Birmânia), afetada por um sismo de 7,7 na escala da Richter, que causou pelo menos 144 mortos e 732 feridos, segundo a junta militar.

"Esta ajuda vai trazer alívio imediato às pessoas afetadas", disse, em comunicado, a comissária para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises, Hadja Lahbib.

Antes, a União Europeia informou que tinha mobilizado o programa de observação por satélite para ajudar a socorrer as vítimas do terramoto.

"Os satélites europeus Copernicus já estão a ajudar os primeiros socorristas. Estamos prontos para prestar mais apoio", anunciou então a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social X.

Também na sexta-feira, houve várias disponibilizações de ajuda, desde a Organização das Nações Unidas, cujo secretário-geral, António Guterres, afirmou que a organização se está a mobilizar para ajudar as vítimas do terramoto.

Guterres avançou ainda que "há outros países afetados", mas que "o epicentro está em Myanmar, e Myanmar é o país mais fraco na situação atual".

Da mesma forma, também a Organização Mundial de Saúde, os Médicos Sem Fronteiras e os EUA já manifestaram a vontade de ajudar.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Sismo em Myanmar. Falha geológica foi responsável pelo abalo

Myanmar está numa zona de grande atividade tectónica. A Falha de Sagaing é a responsável pelo sismo que deixou em estado de emergência Myanmar e Tailândia.

Os especialistas dizem que a devastação pode ser catastrófica.
PUB
por RTP

Sismo de 7.7 no sudeste asiático. Epicentro em Myanmar

São mais de 150 mortos e milhares de feridos. A terra tremeu em Myanmar, Tailândia e China.

O sismo atingiu 7.7 na escala da Richter e provocou o maior número de vítimas e estragos na antiga Birmânia onde o governo apelou à ajuda internacional.

Na capital tailandesa foi declarado o estado de catástrofe.
PUB
por RTP

OMS e MSF prontas para partir para Myanmar para prestar ajuda médica de emergência

Duas organizações internacionais de saúde anunciaram estarem prontas para seguir para Myanmar para apoiar os esforços de assistência aos feridos. Em Genebra, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou ter ativado o sistema de gestão de emergências e o centro logístico no Dubai foi mobilizado para apoiar os feridos.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Terremoto em Myanmar é o mais forte que o país já viu em mais de 100 anos

De acordo com dados divulgados pela CNN, o sismo que abalou no centro de Myanmar foi o mais forte registado nos últimos 100 anos.
PUB
por RTP

Trump promete ajuda a Myanmar

O presidente dos Estados Unidos confirmou ter já falado com autoridades em Mianmar por causa do terremoto que atingiu o país. Donald Trump anunciou que a sua Administração está disponível para assegurar alguma forma de assistência.

"Nós vamos ajudar", disse a jornalistas na Casa Branca.
PUB
por RTP

Marcelo envia mensagens de condolências aos Povos da Tailândia e Myanmar

O presidente da República enviou "uma mensagem de condolências ao Rei Vajiralongkorn da Tailândia, expressando a solidariedade do povo português num momento tão difícil para as populações das regiões mais afetadas por esta catástrofe natural".

Na sequência do sismo, Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu também "o seu pesar" às autoridades do Myanmar, onde teve origem o abalo, de acordo com o site da Presidência da República.
PUB
por RTP

ONU mobiliza-se para ajudar povo de Myanmar

As Nações Unidas estão a mobilizar-se para ajudar as vítimas do terramoto que abalou o Sudeste Asiático, especialmente em Myanmar. 

"O Governo de Myanmar solicitou apoio internacional e a nossa equipa em Myanmar já está em contacto para mobilizar plenamente os nossos recursos na região para apoiar o povo de Myanmar", anunciou António Guterres, em declarações aos jornalistas na sede da ONU, em Nova Iorque. 

"É claro que há outros países afetados. Mas o epicentro está em Myanmar, e Myanmar é o país mais fraco na situação atual", acrescentou o líder da ONU, enviando as condolências ao Governo e aos povos da região.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Pelo menos 10 pessoas morreram e 100 estão desaparecidas em Banguecoque

De acordo com as autoridades tailandesas, morreram pelo menos 10 pessoas, 16 ficaram feridas e mais de 100 continuam desaparecidas em Banguecoque depois de três edifícios em construção terem ruído, em consequência de um sismo de magnitude 7,7 em Myanmar.

A vice-governadora da capital da Tailândia, Tavida Kamolvej, atualizou o número de mortos, enquanto os esforços de resgate continuam, incluindo num edifício perto do popular mercado de Chatuchak, onde dezenas de pessoas continuam desaparecidas.


PUB
por RTP

Terramoto sentido em regiões chinesas

O terremoto foi sentido nas províncias chinesas de Yunnan e Sichuan e causou danos e feridos na cidade de Ruili, na fronteira com Myanmar.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Análise do USGS projeta milhares de mortos em sismo em Myanmar

Uma análise preditiva do governo dos Estados Unidos baseada na força e profundidade do terramoto de sexta-feira em Myanmar estimou que poderia haver milhares de mortes e graves perdas económicas, sendo as regiões de Sagaing e Meiktila as mais atingidas.

“No geral, a população desta região reside em estruturas que são vulneráveis ​​a tremores de terra, embora existam estruturas resistentes”, referiu a análise.

"É provável que haja um grande número de vítimas e danos extensos e que o desastre seja provavelmente generalizado", afirmou.

A MRTV estatal de Myanmar estimou o número de mortos até ao momento em pelo menos 144 mortos e 732 feridos.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Líder da Junta apela por socorro a "todos os países, todas as organizações"

O chefe da junta militar que governa Myanmar apela "todos os países, todas as organizações" a vir em socorro das vítimas.

Num discurso difundido pelos meios de comunicação estatais, Min Aung Hlaing admitiu um aumento substancial do número de vítimas mortais causadas pelo sismo de 7,7.
PUB
por RTP

ONU mobiliza equipas para prestar ajuda no sul da Ásia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirmou na rede social X que a organização “está a mobilizar-se para ajudar os que necessitam” no sudeste asiático, o forte sismo com epicentro em Myanmar ter abalado a região.

“O meu coração está com as pessoas afetadas pelo terrível terramoto que atingiu hoje partes do Sudeste Asiático. Envio as minhas condolências aos governos e aos povos da região”, escreveu Guterres.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Derrocada de edifício em Banguecoque fez cinco mortos e 117 desaparecidos

Há 117 pessoas desaparecidas e cinco mortas após a derrocada de um edifício em Banguecoque esta sexta-feira na sequência do sismo, segundo anunciaram as autoridades da operação de resgate.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Junta militar reporta pelo menos 144 mortos e 732 feridos em Myanmar

A junta militar que governa Myanmar avançou que pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas no sismo desta sexta-feira.

O líder da junta militar, Min Aung Hlaing, alertou que o número de mortos e de feridos pode aumentar e anunciou que abriram rotas para assistência internacional.

Min Aung Hlaing apelou a "todos os países, todas as organizações" para que ajudem as vítimas do sismo.
PUB
por RTP

Junta militar de Myanmar apela à doação de sangue e de material médico

A junta militar no poder em Myanmar apelou às doações de sangue e de material médico para ajudar as pessoas que foram hospitalizadas na sequência do forte sismo de magnitude 7,7 que abalou o país esta sexta-feira.

Zaw Min Tun, porta-voz do governo militar, fez o apelo na televisão estatal.
PUB
Momento-Chave
por RTP

OMS mobilizada para prestar ajuda médica de emergência em Myanmar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que ativou o seu sistema de resposta a emergências após o forte sismo que atingiu Myanmar, e que o seu centro de logística no Dubai foi mobilizado para preparar mantimentos para os feridos.

A porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse que estão a coordenar a resposta ao terramoto a partir da sede em Genebra, afirmando que este foi um "acontecimento enorme" que representa claramente "uma ameaça muito, muito séria para a vida e para a saúde”.

A organização ativou o seu centro de logística, principalmente para reunir mantimentos para os feridos e artigos médicos. A OMS irá também focar-se no fornecimento de medicamentos essenciais.
PUB
por RTP

Sismo apanhou portugueses de férias no sudeste asiático

Foto: Rungroj Yongrit – EPA

Pedro Fonseca está num hotel em Banguecoque e gravou o momento do terramoto.

PUB
por RTP

Sismo no sudeste asiático devasta edifícios, pontes e estradas

Foto: Ann Wang – Reuters

A terra tremeu com violência no sudeste asiático. O sismo provocou dezenas de mortos, centenas de feridos e dezenas de desaparecidos.

O abalo teve uma magnitude de 7.7 na escala de Richter e foi sentido, em particular, no centro de Myanmar, a antiga Birmânia, mas também em Banguecoque, na Tailândia e em território chinês.

Destruiu edifícios, pontes, estradas e provocou o caos naquela região do globo. Até ao momento, não há notícia de portugueses afetados.
PUB
por RTP

Devastação causada por sismo em Myanmar pode ser catastrófica

Foto: Ann Wang - Reuters

Myanmar localiza-se perto de uma zona de grande atividade tectónica. Os especialistas dizem que a devastação pode, por isso, ser catastrófica.

Trata-se de um dos países mais pobres da Ásia, com natural reflexo na qualidade das construções.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Presidente da República envia condolências aos povos da Tailândia e Myanmar

“Na sequência do sismo de forte intensidade, provocando inúmeros mortos, feridos e desaparecidos, o Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao Rei Vajiralongkorn da Tailândia, expressando a solidariedade do povo português num momento tão difícil para as populações das regiões mais afetadas por esta catástrofe natural”, lê-se na página oficial da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa também transmitiu o seu pesar às autoridades de Myanmar.
PUB
por Sandra Henriques - Antena 1

Português na Tailândia surpreendido pelo terramoto

Foto: Rungroj Yongrit - EPA

A jornalista Sandra Henriques falou com um português que vive na Tailândia. Numa zona a cerca de 300 quilómetros do epicentro do sismo, que foi registado na zona de Mandalay, em Myanmar. Nuno Caldeira da Silva foi surpreendido.

O tremor de terra aconteceu depois da hora de almoço.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Sismo no sudeste asiático. As imagens de Myanmar e Tailândia

Um forte sismo atingiu esta sexta-feira o sudeste asiático. O abalo de magnitude 7.7 na escala de Richter atingiu sobretudo Myanmar e a Tailândia, mas foi também sentido em território chinês.

Momento-Chave
por RTP

Governo sem notícia de portugueses afetados por sismo no sudeste asiático

Foto: Chalinee Thirasupa - Reuters

Em entrevista à RTP3, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, adiantou que não há registo de cidadãos portugueses afetados pelo sismo de magnitude 7.7 que foi sentido esta sexta-feira no Sudeste Asiático.

A Secretaria de Estado está em contacto com as embaixadas de Portugal na área, Tailândia e Singapura e apenas teve "um pedido de ajuda, uma situação simples, de um cidadão que conseguiu regressar ao hotel e resolver a situação".

Na Tailândia residem cerca de 300 portugueses e em Myanmar cinco. "Até ao momento não nos foi participada qualquer situação grave que envolva portugueses", afirmou José Cesário.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Sismo no sudeste asiático sentido em Myanmar, Tailândia e China

Foto: Athit Perawongmetha - Reuters

Um sismo de magnitude 7.7 na escala de Richter atingiu esta esta sexta-feira o Sudeste Asiático. Com epicentro no Myanmar, foi sentido também na China e na Tailândia.

Há registo de dezenas de mortos e centenas de feridos. As autoridades tailandesas declararam já o estado de emergência.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Declarado estado de emergência em seis regiões de Myanmar

O governo de Myanmar declarou o estado de emergência em seis regiões do país, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital Naypyidaw.

Além disso as autoridades da antiga Birmânia garantem que vão insistir no acesso à assistência e à ajuda humanitária. O governo já efetuou investigações imediatas sobre os danos e realizará trabalhos de salvamento o mais rapidamente possível.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Vinte pessoas morreram no maior hospital da capital de Myanmar

Cerca de 20 pessoas morreram num grande hospital da capital de Myanmar depois de um violento terramoto ter atingido o país, causando danos consideráveis, disse um médico à AFP.

“Até agora, cerca de vinte pessoas morreram depois de chegarem ao nosso hospital. Muitas pessoas ficaram feridas”, afirmou o médico do Hospital Geral de Naypyidaw, que tem cerca de mil camas.
PUB
Momento-Chave
por RTP

UE mobiliza satélites para ajudar a socorrer vítimas de terramoto no Myanmar e Tailândia

A União Europeia mobilizou o programa de observação por satélite para ajudar a socorrer as vítimas do terramoto de magnitude 7,7 que atingiu o Myanmar e o sudeste asiático, anunciou a presidente do executivo comunitário.

“Os satélites europeus Copernicus já estão a ajudar os primeiros socorristas. Estamos prontos para prestar mais apoio”, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social X.

Garantindo “total solidariedade” comunitária, a responsável lamentou as “cenas desoladoras de Myanmar e da Tailândia após o terramoto devastador”.

“Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias”, adiantou.
PUB
Momento-Chave
por RTP

"Devastação em Myanmar é catastrófica"

Foto: Nyein Chan Naing – EPA

João Duarte Fonseca, professor do Instituto Superior Técnico, explicou na RTP3 que as imagens que chegam da Tailândia estão a cerca de "mil quilómetros do epicentro" do sismo que esta sexta-feira abalou o Sudeste Asiático e que a "devastação em Myanmar é catastrófica".

"Não é habitual haver estes danos estruturais a mil quilómetros do epicentro, isso mostra bem a magnitude extrema que este sismo teve, mas leva-nos a pensar qual será a situação em Myanmar".

O abalo terá provocado fortes danos nos sistemas de comunicações o que, para João Duarte Fonseca, "não é surpreendente, porque estamos a falar de um terramoto de magnitude 7.7, com uma profundidade reduzida, e com epicentro numa zona habitada, é preciso termos em conta que a 16 quilómetros do epicentro está uma cidade com um milhão de habitantes".

O professor do Instituto Superior Técnico recordou que Myanmar "é um país extremamente pobre, um dos mais pobres da Ásia, e isso geralmente reflete-se na qualidade da construção".

"Em zonas pobres, com construção de má qualidade, os danos são extraordinariamente superiores e as fatalidades também".








PUB
Momento-Chave
por RTP

Cruz Vermelha preocupada com as barragens em Myanmar

O forte terramoto que atingiu Myanmar na sexta-feira danificou edifícios e infraestruturas públicas e há preocupações quanto ao estado de grandes barragens, disse a Cruz Vermelha esta sexta-feira.

Seis estados e regiões são os mais afetados - particularmente no noroeste do país, disse a Cruz Vermelha.

Atualmente, estamos preocupados com as barragens de grande escala que estão a ser analisadas para ver as condições em que se encontram”, acrescentou.

“A ponte que liga Mandalay a Sagaing ruiu - isto vai causar problemas logísticos. Sagaing tem o maior número de pessoas deslocadas internamente no país”, frisou Manrique.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Edifícios franceses evacuados em Banguecoque

A França evacuou a sua embaixada, consulado, institutos e escolas secundárias em Banguecoque, segundo o responsável da diplomacia francesa.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noël Barrot, que se encontra em Xangai para uma visita à Ásia, disse também que “nesta fase” não havia vítimas francesas e sublinhou que a França estava “pronta a oferecer o seu apoio assim que a necessidade se manifestasse”.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Mais de 80 pessoas presas em edifício que desabou em Banguecoque

Os socorristas tailandeses estão a tentar libertar 81 pessoas ainda presas nos escombros de um edifício que ruiu na capital tailandesa.

O ministro da Defesa tailandês, Phumtham Wechachai, disse aos jornalistas que três pessoas foram confirmadas como mortas.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Myanmar National Airlines cancela voos

A companhia aérea Myanmar National Airlines cancelou alguns voos devido ao terramoto de magnitude 7,7 que atingiu o país esta sexta-feira.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Sismo provocou colapso de duas pontes e desabamento de cinco edifícios em Myanmar

O terramoto de Myanmar provocou o desabamento de edifícios em cinco centros urbanos e danos em infraestruturas, segundo a imprensa estatal.

Duas pontes colapsaram e uma autoestrada ficou danificada.

“As infra-estruturas públicas foram danificadas, incluindo estradas, pontes e edifícios públicos. Atualmente, estamos preocupados com as barragens de grande escala que estão a ser observadas para ver as condições em que se encontram”, disse Marie Manrique, coordenadora do programa da Federação Internacional da Cruz Vermelha, aos jornalistas em Genebra.
PUB
Momento-Chave
Alerta para réplicas
por RTP

Três mortos confirmados em Banguecoque

O governador da capital tailandesa confirmou que três pessoas morreram devido aos danos sofridos após um forte terramoto que atingiu o vizinho Myanmar. Prosseguem as buscas para encontrar 81 pessoas presas nos escombros, de um edifício de 30 andares que desabou.

Chadchart Sittipunt alertou para a possibilidade réplicas, mas pediu calma às pessoas e afirmou que a situação estava sob controlo.

As autoridades receberam 169 chamadas sobre danos em edifícios em Banguecoque, acrescentou.

Os comboios urbanos em Banguecoque foram temporariamente encerrados, mas espera-se que retomem os serviços no sábado.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Não há indicação de cidadãos portugueses afetados

Contactado pela Antena 1, o secretário de Estado das Comunidades diz que ainda não há qualquer informação sobre portugueses que possam ter sido afetados pelo sismo.

José Cesário diz que na Tailândia vivem algumas dezenas de cidadãos nacionais.

É preciso também perceber se há turistas portugueses, nesta altura, de visita àquela região do sudeste asiático.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Capital tailandesa foi declarada área de catástrofe

Banguecoque foi declarada área de catástrofe, o governador da capital tailandesa foi encarregue de coordenar a resposta ao desastre.
PUB
Momento-Chave
por Antena 1

Sismo sentido na Ásia é colisão continental

Foto: Narong Sangnak - EPA

O sismólogo João Duarte Fonseca, do Instituto Superior Técnico, explica que este tipo de sismo é conhecido por colisão continental.

Este sismo vai ser considerado excecional porque este tipo de movimento não costuma ter magnitudes tão grandes como a verificada.
PUB
Momento-Chave
por Lusa

MNE português acompanha consequências do sismo que abalou Myanmar e Tailândia

Portugal está a acompanhar a situação provocada pelo sismo registado em Myanmar, sentido com forte intensidade na Tailândia, disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que não tem indicação de portugueses afetados.    

A mesma fonte disse que, até ao momento não há indicação de qualquer cidadão português afetado.

 

PUB
Momento-Chave
por RTP

Myanmar apela à ajuda internacional e declara estado de emergência em seis regiões

A junta militar no poder em Myanmar lançou um raro apelo à ajuda internacional após um forte terramoto que abalou o país na sexta-feira, tendo as autoridades declarado o estado de emergência em seis regiões devido à extensão dos danos.

O líder da Junta, Min Aung Hlaing, visitou um hospital na capital Naypyidaw, onde muitas vítimas estão a ser tratadas, de acordo com jornalistas da AFP no local.

“Queremos que a comunidade internacional preste ajuda humanitária o mais rapidamente possível”, declarou à AFP o porta-voz da Junta, Zaw Min Tun, no hospital.

Em Myanmar, na região de Sagaing, a sudoeste de Mandalay, ruiu uma ponte e alguns troços da autoestrada que liga à cidade de Rangum ficaram igualmente danificados.

Os habitantes de Rangum abandonaram as casas quando o terramoto ocorreu.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Três mortos em desabamento de mesquita em Myanmar

Pelo menos três pessoas morreram depois de uma mesquita em Myanmar ter desabado parcialmente quando um forte terramoto atingiu o país do Sudeste Asiático.

“Estávamos a rezar quando começou a tremer... As três pessoas morreram no local”, disse uma das pessoas que falou com a Reuters da cidade de Taungnoo, na região de Bago.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Índia está pronta a ajudar a Myanmar

A Índia está pronta para oferecer “toda a assistência possível” à Mianmar e à Tailândia, revelou o primeiro-ministro Narendra Modi.

“A Índia está pronta a oferecer toda a assistência possível. Pedi às nossas autoridades para estarem disponíveis”, escreveu Modi na rede social X, afirmando estar a ‘rezar’ pela ‘segurança e saúde de todos’.

"Pedimos que as nossas autoridades fiquem de prontidão", referiu Modi, acrescentando que o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano também "deve permanecer em contacto com os Governos de Myanmar e da Tailândia".
PUB
Momento-Chave
Naypyidaw
por RTP

Vários feridos no hospital da capital de Myanmar

Um hospital de Naypyidaw, a capital da Birmânia, está a tratar “muitos feridos” na sequência do forte terramoto que abalou o centro do país, avançou um funcionário do hospital à AFP.

Alguns feridos estão a ser tratados no exterior das urgências.

Mandalay é a antiga capital real de Myanmar e o centro do coração budista do país.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Aeroportos de Banguecoque a operar normalmente

Todos os voos que entram e saem da capital tailandesa estão a operar normalmente, revelou o departamento de aviação civil.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Bolsa de valores da Tailândia suspendeu sessão

A Bolsa de Valores da Tailândia suspendeu todas as atividades de negociação para a sessão da tarde desta sexta-feira.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Sismo sentido na província chinesa de Yunnan

A agência noticiosa chinesa Xinhua revelou que foram sentidos fortes tremores no sudoeste da província de Yunnan, que faz fronteira com Myanmar, mas não houve relatos de vítimas.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Edifícios desmoronam em Mandalay

Vários edifícios desabaram em Mandalay, a segunda maior cidade de Myanmar. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terramoto teve uma magnitude de 7,7 e uma profundidade de 10 quilómetros. Seguiu-se uma forte réplica.

O epicentro situou-se a cerca de 17,2 quilómetros da cidade de Mandalay, que tem uma população de cerca de 1,5 milhões de habitantes.
PUB
Momento-Chave
por Lusa

Sismos na Tailândia e Myanmar destruiu edifício em Banguecoque

Um terramoto de magnitude 7,7 provocou a derrocada de um edifício em construção em Banguecoque sendo que as autoridades da Tailândia ainda estão a recolher informações sobre eventuais vítimas.

 O epicentro deste terramoto foi registado na região central de Myanmar (Birmânia), a cerca de 50 quilómetros a leste da cidade de Monywa.

 Na capital de Myanmar, Naypyitaw, o terramoto danificou templos religiosos e algumas casas, de acordo com as autoridades no país.

Na Tailândia, o abalo foi sentido com grande intensidade na capital.

De acordo com a polícia, o prédio em construção que ruiu situa-se na zona do mercado de Chatuchak, em Banguecoque.

Até ao momento, as autoridades tailandesas ainda não dispõem de informações sobre quantos trabalhadores estavam no local no momento do colapso.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro de Geociências GFZ da Alemanha disseram que o primeiro tremor de terra foi registado em Myanmar.

 Um segundo terramoto, com uma magnitude de 6,4, abalou também regiões na Tailândia 12 minutos mais tarde.

PUB
Momento-Chave
Abalo provocou desabamento de um edifício em construção
por RTP

Primeiro-ministro tailandês coloca Banguecoque em estado de emergência

O primeiro-ministro tailandês, Paetongtarn Shinawatra, declarou a capital Banguecoque em estado de emergência depois de um terramoto de magnitude 7,7 ter atingido o centro de Myanmar.

Os fortes abalos sentidos por volta das 13h30 (06h30 GMT) provocaram o desabamento de um edifício de 30 andares em construção, deixando 43 trabalhadores presos no local, no norte da cidade. Ainda não foi anunciado o número de vítimas.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Sismo de 7.7 no sudeste asiático sentido em vários países

Foto: Narong Sangnak - EPA

O tremor de terra ocorrido esta sexta-feira foi sentido em Myanmar e na Tailândia, mas também na Índia, Laos e sul da China.

Um edifício em construção de 30 andares desmoronou em Banguecoque e haverá 43 trabalhadores debaixo dos escombros. O primeiro-ministro tailandês já reuniu o Governo de emergência.

Em Myanmar, a antiga Birmânia, caiu uma ponte.
PUB
Momento-Chave
7.7 na escala de Richter
por RTP

Sudeste asiático sacudido por sismo de elevada intensidade

De acordo com o USGS, serviço norte-americano de monitorização de terramotos, o abalo ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros, tendo sido seguido de uma réplica violenta.

Há notícia do desabamento de um edifício em construção na Tailândia, na sequência do terramoto. Quarenta e três trabalhadores estarão agora debaixo dos escombros.
PUB