A terra tremeu na Nova Zelândia. Um sismo de 6.6 na escala de Richter atingiu a região, pouco depois da meia noite, havendo um aviso de tsunami para toda a costa Este do país. O terramoto foi sentido a 90 quilómetros de Christchurch, a maior cidade do sul, onde em 2011 um sismo de magnitude 6.3 matou 185 pessoas. Para já, não há registo de vítimas.
Inicialmente foi registado um abalo de 7.4, depois de 7.8 mas acabou por ser revisto para 6.6. Entretanto, já se registaram dezenas de réplicas.
A Nova Zelândia já foi atingida, este ano, por dois tremores de terra: o primeiro em fevereiro, na região de Auckland, o outro há cerca de dois meses, a 1 de setembro.
As primeiras informações chegram pelas agências internacionais e pelas redes sociais.
Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais.Prelim M7.4 earthquake South Island of New Zealand Nov-13 11:02 UTC, updates https://t.co/M2j6JZgiQT
— USGS Big Quakes (@USGSBigQuakes) 13 de novembro de 2016
O Centro de Tsunamis do Pacífico ainda não emitiu nenhum alerta, mas a proteção civil neo-zelandesa lançou um aviso de perigo para toda a costa este da ilha, que inclui as cidades de Christchurch, Wellington e as ilhas Chatham.
A proteção civil da Nova Zelêndia aconselhou ainda todas as pessoas que se encontrem perto do mar, a mudarem-se para um ponto alto o mais depressa possível.The tsunami may arrive in the Eastern Coast of the North Island shortly. Move inland or to higher ground immediately. #eqnz pic.twitter.com/9FaXKunsps
— MCDEM (@NZcivildefence) 13 de novembro de 2016