Sismo de 7.3 causa alerta de tsunami no Japão e apaga luz em Tóquio
O abalo foi sentido esta quarta-feira às 23h35 locais no nordeste do Japão, de acordo com o USGS, com intensidade superior a grau seis na escala japonesa, demasiado violento para as pessoas se aguentarem em pé.
O sismo foi sentido nas prefeituras de Miyagi e de Fukushima, com cortes de eletricidade relatados em Tóquio.
Foi suficiente para fazer tremer os edifícios e levou à emissão de um alerta de tsunami. As autoridades japonesas não relataram para já vítimas ou danos. Testemunhas afirmam que este foi o prior abalo sentido em anos.
O sismo foi registado a 60 quilómetros abaixo da superfície, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão, com o sistema de Alertas de Tsunamis do Pacífico contabilize 30 quilómetros.
M7.3 earthquake in Japan. I’m keeping an eye to see if it triggers any subsequent volcanic earthquakes at nearby volcanoes. Otherwise a tsunami warning is posted within a 300 km radius of the quake. #tsunami #japan #geology #news #quake #earthquake pic.twitter.com/rIlafePa7x
— GeologyHub (@HubGeology) March 16, 2022
A área do abalo está a ser monitorizada quanto a sismos vulcânicos subsequentes. O tsunami poderá ser sentido à superfície num raio de 300 quilómetros a partir do epicentro.
A Agência Meteorologica do Japão emitiu um alerta para a entrada terra dentro de ondas de um metro em partes das prefeituras de Myiagi e de Fukushima,
com a televisão NHK a dizer que algumas zonas já poderão estar a ser
afetadas pela subida das águas.
I hope everyone is safe🙏
— @galesp (@galesp1) March 16, 2022
7.3 magnitude quake hits north Japan, tsunami alert issued pic.twitter.com/TotvT7y4aE
A área afetada foi devastada por um sismo de magnitude 9,0 a 11 de março de 2011, há 11 anos, seguido de um maremoto, com a central nuclear de Fukushima Dalichi a sofrer danos graves nos seus sistemas de arrefecimento.
Desde 2011 a central tem registado múltiplos incidentes de fusão. A Toquio Electric Power Company (Tepco), que opera Fukushima, informou que os seus funcionários estão a procurar sinais de eventuais novos estragos ou de agravamento de problemas precedentes.
A Tepco acrescentou que o sismo desta quarta-feira deixou sem eletricidade cerca de dois milhões de casas.
O incidente foi causado pela subdução de parte da placa tectónica do Pacífico sob a placa de Okshtosk. A deslocação vertical do fundo oceânico poderá criar uma vaga de maremoto com um metro de altura, de acordo com especialistas.