Um telescópio russo detetou um forte sinal vindo de uma estrela, similar ao Sol, a 94 anos luz da terra. Agora, investigadores procuram mais informações sobre o acontecimento e especulam sobre vida extraterrestre.
"O sinal vindo da estrela HD 164595 é intrigante, porque vem perto de uma estrela similar ao sol e é artificial, com grande força, o que nos leva a crer que foi criado por uma civilização com capacidades superiores às da raça humana", declarou o astrónomo Douglas Vakoch, presidente da METI Internacional que procura vida para além da Terra.
Isto levanta várias questões e a primeira prende-se com uma possível descoberta de uma civilização superior à conhecida na Terra.
Paul Glister, da Tau Zero Foundation, explicou que se o sinal é artificial, então tinha força suficiente para ser criado por uma civilização mais avançada do que a nossa. Na escala Kardashev estaria catalogada como civilização tipo II - a Terra é tipo I -, ou seja, capaz de absorver a totalidade da energia emitida pela sua estrela.
No entanto, há investigadores mais cépticos sobre estes sinais, uma vez que não percebem por que outras civilizações podem querer contactar a Terra, estando presentes numa galáxia longínqua.
De qualquer maneira, astrónomos de todos o mundo tentam estudar o fenómeno e perceber o que está para além do nosso sistema solar.
De qualquer maneira, astrónomos de todos o mundo tentam estudar o fenómeno e perceber o que está para além do nosso sistema solar.