O antigo primeiro-ministro italiano foi internado esta quarta-feira num hospital em Milão depois de apresentar problemas cardíacos. Silvio Berlusconi, que tem 86 anos, está nos cuidados intensivos e apresenta um quadro estável.
“Ele está nos cuidados intensivos devido a uma infeção mal resolvida mas está a falar”, declarou Antonio Tajani, ministro italiano dos Negócios Estrangeiros. De acordo com os meios de comunicação italianos, Berlusconi chegou ao hospital apresentando “dificuldades respiratórias”.
O antigo primeiro-ministro italiano faz parte do partido Força Itália que pertence à coligação de apoio ao governo formado por Giorgia Meloni, que passou a ser primeira-ministra de Itália há poucos meses. Berlusconi tem tido problemas de saúde mais frequentes, tendo estado no hospital ainda na semana passada.
Apesar de ter garantido nas redes sociais que se sentia bem, Silvio Berlusconi regressou esta quarta-feira ao hospital. Em janeiro de 2022, o político foi internado com problemas no trato urinário, tendo sido novamente internado em abril por problemas relacionados com sequelas deixadas pela covid-19.
Em 2016, Berlusconi fez uma operação de peito aberto ao coração e em 2019 voltou à mesa de operações devido a uma obstrução intestinal. Já em 1997 havia sido operado a um problema na próstata.
Apesar da idade, Silvio Berlusconi continua a ser uma figura proeminente na política italiana. Matteo Salvini deixou uma mensagem de apoio ao antigo-primeiro ministro nas redes sociais. Nas últimas eleições, Berlusconi conseguiu um lugar no senado italiano estando ainda em funções.
Giorgia Meloni também deixou a sua mensagem a Silvio Berlusconi desejando-lhe "rápidas melhoras".
Un augurio sincero e affettuoso di pronta guarigione a Silvio Berlusconi, ricoverato al San Raffaele di Milano. Forza Silvio.
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) April 5, 2023
Silvio Berlusconi também é conhecido pelo amor que tem pelo futebol. Para além de ser, neste momento, presidente do AC Monza, clube da região da Lombardia, o antigo primeiro-ministro foi presidente do AC Milan durante 31 anos, antes de vender o icónico clube italiano a um consórcio chinês em 2017.