Sérvia corta relações com Bulgária

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Belgrado, 21 Mar (Lusa) - Belgrado chamou hoje o seu embaixador na Bulgária e entregou uma nota de protesto ao Executivo de Sofia que, na quinta-feira, reconheceu a independência unilateral declarada pela maioria albanesa do Kosovo a 17 de Fevereiro.

O embaixador Danilo Vucetic deixará Sofia no domingo, em sinal do "descontentamento" do Estado Sérvio, segundo um comunicado oficial.

Falando aos jornalistas, Vucetic lamentou que as autoridades búlgaras não tenham "coordenado esforços" com os vizinhos Roménia, Grécia e Macedónia, que não reconheceram o Kosovo.

A posição de Sofia foi no entanto coordenada com a Croácia e Hungria, que, na quinta-feira, reconheceram a ex-província sérvia meridional.

"Estão postas em causa as relações bilaterais e, portanto, não haverá mais cooperação futura" entre os dois países, assegurou o diplomata.

A via mais directa para passar da Europa Ocidental para a Bulgária é através da Sérvia e, daí, a preocupação já expressa pelo sector dos transportes, receoso da eventual violência de ultra-nacionalistas.


PUB