Sem imigrantes, Florida debate relaxamento da legislação do trabalho infantil

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
Jose Luis Gonzalez - Reuters

Donald Trump prometeu, no regresso à Casa Branca, lançar um "processo de deportação de milhões de imigrantes ilegais" que está a cumprir e a deixar postos de trabalho pouco atrativos vagos dos imigrantes ilegais. Perante esta realidade, o Estado da Florida propõe a flexibilização das leis do trabalho infantil para permitir que jovens de 14 anos trabalhem durante a noite em dias de escola.

A legislatura do Estado da Florida apresentou na terça-feira um projeto de lei que flexibiliza as regras do trabalho infantil e permite que menores de 14 anos trabalhem em turnos noturnos nos dias de escola. 

Atualmente, a lei estadual não permite que os menores de idade trabalhem entre as 23h00 e as 6h30 da manhã.

O projeto de lei que prevê resolver a crescente escassez de mão-de-obra foi aprovado na terça-feira pela Comissão de Comércio e Turismo do Senado da Florida, com cinco votos a favor e quatro contra, mas deverá ainda passar por outras duas comissões antes de ser submetido a votação.

O governador republicano da Florida, Ron DeSantis, que tem vindo a manifestar-se a favor da política de deportação de imigrantes de Donald Trump, apoia o relaxamento da leis do trabalho infantil. "O que há de errado em esperar que os nossos jovens trabalhem a tempo parcial?", questionou DeSantis, na semana passada, segundo a CNN.  

“Por que dizemos que precisamos importar estrangeiros, mesmo importá-los ilegalmente, quando adolescentes costumavam trabalhar nesses resorts, estudantes universitários deveriam ser capazes de fazer essas coisas”, disse Ron DeSantis. 

Se for aprovado, o novo projeto de lei permitirá ainda que os jovens de 16 e 17 anos trabalhem sem uma pausa para refeição garantida e eliminará os anteriores limites ao horário de trabalho.
PUB