São Petersburgo teve espaço aéreo encerrado devido a "objeto desconhecido"

por RTP
Imagem do Flightradar24 após o levantamento da suspensão de voos no aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo. DR

O aeroporto Pulkovo, em São Petersburgo, suspendeu temporariamente os voos na manhã desta terça-feira. De acordo com a imprensa russa, a suspensão ficou a dever-se a um objeto não identificado, idêntico a um drone, que sobrevoou aquela área. O tráfego aéreo já foi entretanto retomado, mas as autoridades locais da segunda maior cidade da Rússia não apresentaram os motivos da suspensão.

A agência russa RIA Novosti noticiou esta terça-feira, com base em informação dos serviços de emergência da cidade, que um objeto desconhecido tinha sido identificado, o que levou ao encerramento do espaço aéreo durante cerca de uma hora.

A suspensão dos voos foi anunciada pelas autoridades locais através do Telegram, mas não foi apresentada qualquer explicação para o sucedido.

Entretanto, as autoridades de São Petersburgo indicaram esta terça-feira, horas após as notícias iniciais, que os voos tinham sido reestabelecidos.

A suspensão do espaço aéreo da cidade, com um raio de 200 quilómetros a partir do aeroporto de Pulkovo, foi levantada pelas 12h00 locais (9h00 em Lisboa).

Num briefing após o restabelecimento da normalidade em São Petersburgo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, indicou que o presidente russo, Vladimir Putin, recebeu todas as informações sobre este incidente.

Recusou-se no entanto a esclarecer quais foram as causas para a suspensão temporária de voos.

O correspondente da RTP em Moscovo, Evgueni Mouravitch, adianta que a suspensão do tráfego aéreo se prolongou por várias horas devido a um objeto voador não identificado, com base na informação de fontes não oficiais.
Indica ainda que o Ministério da Defesa publicou uma declaração a explicar que vários caças de ataque russos realizaram exercícios destinados a intercetar um objeto voador alheio.

Evgueni Mouravich adianta ainda que também hoje, no sul da Rússia, foram identificados os destroços de um objeto voador. Houve ainda um incêndio em Tuapse, junto ao Mar Negro, numa base com depósitos de combustíveis.
PUB