Santiago de Compostela recebe 30 cozinheiros distinguidos com estrelas Michelin
Viana do Castelo, 09 Fev (Lusa) - A cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, vai transformar-se, entre 16 e 20 de Fevereiro, na "catedral da gastronomia", com a realização de um fórum que vai reunir alguns dos melhores cozinheiros do mundo, disse hoje à Lusa fonte da organização.
O conselheiro da Promoção Económica e do Turismo do Ayuntamiento de Compostela, Xosé Manuel Iglesias, revelou que o Fórum Gastronómico Santiago`08, evento orçado num milhão de euros, deverá contar com a presença de meio milhar de cozinheiros, entre os quais mais de 30 galardoados com as "estrelas Michelin", distinção que se atribui aos restaurantes de maior qualidade do mundo.
"A inovação será a palavra-chave deste fórum, que queremos que marque um antes e um depois na cozinha galega. Estamos convencidos que os artistas da cozinha que por aqui passarão vão surpreender com novas criações, lançando pratos novos, da Galiza para o mundo", frisou Xosé Iglesias.
Inovação será também a reserva de uma sala de aulas de cozinha para crianças, onde alguns dos mestres convidados, fazendo jus ao ditado "É de pequenino que se torce o pepino", tentarão cativar os mais novos para a culinária, orientando-os na confecção de pratos atractivos e aconselhados para a sua dieta alimentar.
O fórum vai decorrer no Palácio de Congressos e Exposições da Galiza e, como sublinhou à Lusa um dos organizadores, Pepe Palau, terá como "principal atractivo" o "espectáculo da cozinha ao vivo, representado por alguns dos melhores artistas mundiais da modalidade".
"Não é todos os dias que se tem o privilégio de ver em acção alguns dos melhores cozinheiros do mundo e, ainda melhor do que isso, de poder provar os seus cozinhados", referiu Pepe Palau.
Pelo "palco" passará, entre muitos outros, Ferran Adrià, que, segundo a organização, é actualmente considerado o melhor cozinheiro do mundo.
Senhor de três "estrelas Michelin" pelo seu restaurante "El Bulli", situado em Roses, na Catalunha, Adrià é considerada como uma das cem pessoas mais inovadoras do mundo.
Adrià foi distinguido, em finais de 2007, como Doutor Honoris Causa pela Universidade de Barcelona.
Outra das "vedetas" do fórum será o "Chefe Rivera", um dos mais reconhecidos cozinheiros galegos, que presidirá a uma sessão sobre a lampreia, produto que maneja "como o melhor dos mestres".
O chefe Rivera foi agraciado em 1993 pelo Rei Juan Carlos I com a medalha de bronze da Galiza, pelo seu trabalho em prol da cozinha da região.
Rivera tem ainda a particularidade de ter o seu nome no Guiness Book, ao ser o artífice da maior tortilha do mundo, feita com 4.000 quilos de batatas e 20.000 ovos.
Além destes dois "gurus" da cozinha, o fórum vai contar ainda com as prestações de muitos outros mestres mundiais, entre os quais Paul Cunningham, Seiji Yamamoto, Stephane Buyens, Koldo Miranda, Jordi Roca, René Redzepi ou o português Vítor Sobral, para uma abordagem global do fenómeno gastronómico.
"O fórum terá muitos momentos de reflexão e de discussão, onde os melhores profissionais do mundo da cozinha mostrarão os seus conhecimentos, criações e últimas tendências a todos os assistentes", revelou ainda Pepe Palau.
O fórum não vai esquecer, segundo Palau, os pratos mais típicos da Galiza, nomeadamente a empanada, o cozido e, sobretudo, o polvo, molusco que terá mesmo direito a um concurso de cozinheiras especialistas na arte de o confeccionar.
O certame será complementado com uma feira onde, num espaço de 5000 metros quadrados, 140 empresas do sector enogastronómico apresentarão uma selecção dos seus produtos.
Considerado pioneiro na Europa, este fórum/congresso já teve cinco edições, as quatro primeiras em Vic, Barcelona, e a última, em Fevereiro de 2007, em Girona, Catalunha.
A partir de agora, o Fórum Gastronómico vai realizar-se todos os anos, alternadamente em Santiago de Compostela e Girona.
VCP/JAM.