O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, vai visitar Kiev no sábado, no primeiro dia da presidência espanhola do Conselho da União Europeia (UE), anunciou hoje o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
"Creio que é simbólico que este sábado, no primeiro dia da presidência espanhola, Sánchez, o primeiro-ministro de Espanha, visite a Ucrânia a meu convite", anunciou Zelensky, por videoconferência, durante uma discussão com os líderes europeus sobre a invasão da Rússia, cuja transcrição foi divulgada pela Presidência da Ucrânia.
Fontes europeias confirmaram, entretanto, que, na intervenção que fez perante o Conselho Europeu, Zelensky "mencionou efetivamente a viagem do primeiro-ministro Sánchez".
Fontes do Governo espanhol confirmaram que este será o primeiro ato da presidência espanhola para "tornar visível através da sua presença o apoio inabalável da UE à Ucrânia em todo os domínios".
Pedro Sánchez esteve duas vezes na Ucrânia desde o início da invasão, em 24 de fevereiro de 2022.
A última vez foi em 23 de fevereiro deste ano. Na altura, prometeu a Zelensky apoiar as aspirações europeias da Ucrânia durante a presidência espanhola do Conselho da UE, que começa precisamente no sábado, e salientou a necessidade de unidade entre os 27 para continuar com as sanções contra a Rússia e apoiar a Ucrânia económico-financeiramente.