Salários no Japão subiram em março ao melhor ritmo em mais de cinco anos
Os salários no Japão aumentaram, em termos reais, ao maior ritmo em mais de cinco anos, podendo contribuir para potenciar o consumo na terceira economia mundial, indicam dados oficiais hoje publicados.
Em termos ajustados à inflação, o salário médio subiu em março pelo segundo mês consecutivo -- 1,4% em termos anuais homólogos --, de acordo com dados preliminares do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
Trata-se da maior subida desde setembro de 2010.
Em termos nominais, o aumento também foi de 1,4% até aos 278.501 ienes (2.275 euros), o que supõe a maior subida em 20 meses.
Os dados surgem pouco depois de o Governo do primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, ter pressionado o setor privado a aumentar os ordenados e a contribuir para revitalizar a economia, potenciando o seu principal motor de crescimento: o consumo.
Um porta-voz do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar contactado pela agência Kyodo assinalou que os dados divulgados hoje constituem um sinal positivo, embora tenha considerado ser ainda prematuro dizer se essa tendência se irá manter a curto prazo.