Dez milhões de utilizadores inscreveram-se na aplicação Threads, nas primeiras sete horas de funcionamento, lançada oficialmente esta quarta-feira pela gigante norte-americana Meta, de Mark Zuckerberg.
Conversas online em tempo real é a principal função oferecida pela rede social Threads, até agora atração exclusiva do rival Twitter, após Elon Musk ter limitado na última semana as mensagens que podem ser lidas por dia.
Apresentada na Apple Store como a “app de conversação escrita do Instagram”, pretende ser uma plataforma “aberta e acolhedora de debate”, escreveu o diretor da rede social Instagram, Adam Mosseri.
“Versão inicial”
A gigante norte-americana, que detém igualmente o Facebook e o Instragam, planeia expandir futuramente novas funcionalidades, que permitam aos utilizadores interagirem com pessoas de outras redes sociais.
"A nossa visão com o Threads é pegar no que o Instagram faz de melhor e criar uma nova experiência em torno de textos, ideias e discutir o que nos vai na alma", declarou a empresa antes do lançamento.
Os utilizadores têm acesso a um feed de mensagens (designado Threads pela Meta), onde são apresentadas as pessoas que seguem, assim como os conteúdos recomendados.A aplicação permite igualmente a partilha de publicações no Instagram e vice-versa, com recurso a ligações, fotografias e vídeos de uma duração máxima de cinco minutos.
Partilha de dados atrasa lançamento na UE
Apesar de já ter sido lançada no Reino Unido, a aplicação ainda não se encontra disponível na UE, devido às incertezas regulamentares que a proteção da privacidade entre plataformas digitais, nomeadamente a partilha de dados entre o Threads e o Instagram, tem suscitado.
A Meta está a estudar a possibilidade de lançamento, respeitando o cumprimento da Lei dos Mercados Digitais da UE. Esta lei estabelece regras sobre a forma como se podem partilhar dados entre as plataformas digitais da mesma empresa.