Resultado das eleições no Brasil mostra país dividido entre Lula da Silva e Alckmin

O resultado eleições das presidenciais mostra que o Brasil está dividido entre o actual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, e Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo.
Os dois candidatos à presidência, que obtiveram respectivamente 48,61 e 41,64 por cento dos votos válidos, na primeira volta, vão disputar a segunda volta a 29 de Outubro.
O actual Presidente Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), venceu a disputa em 16 Estados brasileiros, nomeadamente nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil.
Lula da Silva venceu as eleições nos Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Os Estados do Nordeste, os mais pobres do Brasil, registaram os maiores índices de votação em Lula da Silva, com destaque para o Maranhão (75,41 por cento) e Pernambuco (70,90 por cento).
O candidato Geraldo Alckmin, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), por seu turno, venceu as eleições em dez Estados e em Brasília, nomeadamente nas regiões Sul, Centro Oeste, Sudeste e Norte.
Alckmin venceu a disputa em Roraima, Acre, Rondónia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e em Brasília.
Os Estados do Sudeste e do Sul, mais desenvolvidos, registaram os maiores índices de votação em Alckmin, com destaque para o Rio Grande do Sul (55,79 por cento) e Mato Grosso do Sul (56,25 por cento).
Em São Paulo, Estado mais rico e populoso do Brasil, Alckmin venceu a disputa por 54,34 por cento dos votos, contra 36,66 por cento de Lula da Silva.