Relações económicas. China e os Estados Unidos têm de se entender, diz Xi Jinping

por Sara Araújo de Almeida - Antena 1

Foto: Emmanuele Contini / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O presidente chinês Xi Jinping reage pela primeira vez ao regresso de Donald Trump à Casa Branca. O chefe de Estado chinês acredita que a China e os Estados Unidos têm de se entender, perante as relações tensas dos últimos anos, devido às rivalidades económicas ou à questão da soberania de Taiwan.

Pequim espera que, com Trump no poder, exista uma maior cooperação, entre os dois gigantes mundiais.

Entretanto, o ainda presidente Joe Biden vai falar esta quinta-feira aos norte-americanos quando forem 16h00, hora de Lisboa.

O presidente dos Estados Unidos vai quebrar o silêncio sobre o resultado das eleições, e sobre a eleição de Donald Trump para a Casa Branca.

Quanto a Kamala Harris, falou ontem à noite, pela primeira vez, sublinhando que não é tempo de baixar os braços, mas sim de arregaçar as mangas.

A democrata reconheceu a derrota nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Num discurso em Washington, perante milhares de apoiantes, a candidata quis marcar a diferença e fez aquilo que Donald Trump não fez em 2020: aceitou os resultados eleitorais. E prometeu uma passagem de testemunho tranquila para a próxima administração.

Neste discurso, Kamala Harris quis deixar uma mensagem de esperança, sublinhando que haverá sempre uma luz de esperança no meio da escuridão e que o necessário é continuar a lutar.

Em concreto, reforçar a luta em defesa pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, disse a candidata derrotada nestas presidenciais.
PUB